O
trem turístico de São José do Rio Preto (SP), mais conhecido como Trem Caipira, começou a transportar 59
passageiros por um trajeto que liga a estação central de São José do Rio Preto
até a estação Engenheiro Schmitt. Para colocar o projeto “no trilho”, o
Ministério do Turismo investiu R$ 731 mil na compra da locomotiva, em parceria
com a prefeitura de São José do Rio Preto. O percurso de 10 Km leva cerca de
trinta minutos para ser percorrido
“O
turismo ferroviário resgata nossa história. Os trens têm
importância histórica, cultural e econômica; e o MTur tem um histórico de
financiar trechos de trens, uma atividade econômica que estimula a economia
turística e do município. Que brasileiro não gostaria de ter a possibilidade de
fazer um passeio de trem?”, afirma Neusvaldo Lima, secretário nacional de
Programas de Desenvolvimento do Turismo.
O
trecho ferroviário por onde o trem caipira trafega é usado por trens de carga
na maior parte do tempo. Os trilhos são operados pela concessionária América
Latina Logística (ALL). A linha férrea faz parte da antiga Estrada de Ferro de
Araraquara, datada de 1898, que vai de Araraquara até Itaquerê.
A
cidade de São José do Rio Preto, localizada a 452 km da capital paulista,
oferece diversas atrações aos turistas, entre elas, a Cidade da Criança, com
mais de 230 brinquedos, e o Museu de Arte Naif.
Trens em São Paulo
O Ministério do Turismo tem contrato com
outras 13 cidades do Estado de São Paulo, desde 2005. Algumas obras já foram
concluídas como em Araraquara, onde foi recuperada a estação de ferro e
implantado o museu ferroviário e, em Jaguariúna, onde foi recuperada a estação
de trem de Guedes. A primeira obra recebeu R$ 975 mil e a segunda, R$ 292 mil.
Em São Joaquim da Barra (SP), 380 km de São Paulo, a revitalização da antiga
estação ferroviária está em andamento (82% da obra concluída) e já recebeu R$
243 mil do MTur.
(Fonte : MTur)
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