segunda-feira, 14 de abril de 2014

DILMA: AEROPORTOS DÃO DE SOBRA PARA COPA


 

A presidente Dilma Rousseff minimizou ontem em Porto Alegre os atrasos em obras de infraestrutura para a Copa do Mundo e disse que os aeroportos do país “dão conta de sobra” para o Mundial, que começa em dois meses em 12 capitais. Dilma citou como exemplo os terminais de Brasília e de Porto Alegre, que estão com os projetos de ampliação atrasados em relação ao cronograma estabelecido pelo governo:
— Em Porto Alegre, os terminais 1 e 2 dão conta de sobra para a Copa. Não dão conta para a população, que antes nem entrava num aeroporto e agora entra. Estamos de olho nessa expansão de demanda. Em Brasília a mesma coisa: vamos entregar o Píer Sul agora e dá com sobra para a Copa. Mas nós temos que aligeirar (as ampliações) porque cada vez mais, a cada ano, mais gente usa aeroporto e, por isso, nós temos que expandir. As obras, rigorosamente falando, atendem a Copa, mas elas não são para a Copa. Elas são para o povo deste país.
A presidente esteve em Porto Alegre para inaugurar uma estação de tratamento de esgoto e para a formatura de várias turmas do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na cerimônia, reclamou das críticas da oposição aos projetos do governo, sobretudo na área social, e exaltou a situação de “baixa vulnerabilidade” do país frente ao resto do mundo.
 
BC PODE PARAR ALTA DE JUROS
 
Dilma reconheceu que a alta de preços, principalmente dos alimentos, preocupa o governo, mas atribuiu o fenômeno a efeitos climáticos no Sudeste e no Norte do país. Em março, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu para 0,92%, a maior taxa para o mês em 11 anos, superando as previsões do governo e de agentes econômicos. A pressão veio sobretudo dos preços de alimentos.
— Mantemos sistematicamente um olho no controle da inflação, mesmo quando, devido à seca que ocorre no Sudeste e à chuva torrencial que ocorre no Norte do Brasil, tivemos impactos em alguns produtos alimentares — disse Dilma. — Mas é importante olhar, primeiro, que isso é momentâneo e, segundo, que tem produtos que, enquanto alguns sobem, outros caem. Nós controlamos a inflação sistematicamente.
Já o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou ontem, em entrevista ao jornal “Wall Street Journal”, que apesar da alta da inflação, a autoridade monetária poderá interromper o ciclo de elevação da taxa básica de juros — a Selic. Indagado se uma pausa nas elevações poderia ocorrer na próxima reunião, ele disse: "é uma possibilidade".
“Vamos ver. Temos quase dois meses até a próxima reunião, que será no fim de maio”, disse o presidente do BC.
Desde abril do ano passado, a autoridade monetária já elevou a taxa básica de juros nove vezes consecutivas. Após a mais recente alta, na semana passada, a Selic chegou aos 11% ao ano.
Dilma voltou a defender as medidas de combate à crise e disse que o governo jamais enfrentou as dificuldades econômicas “às custas do trabalhador ou do empreendedor”. A presidente lembrou que reduziu impostos, especialmente sobre a folha de pagamentos das empresas, e sustentou uma política de investimentos e expansão da infraestrutura porque isso “era absolutamente necessário”.
Dilma exemplificou dizendo que não é possível criticar a situação da saúde pública do país e, ao mesmo tempo, os investimentos em saneamento que estão sendo feitos pela União, que somam mais de R$ 30 bilhões.

“As obras, rigorosamente falando, atendem a Copa, mas elas não são para a Copa. Elas são para o povo deste país”
 
Dilma Rousseff
 
(Fonte : Jornal O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário