Existe
uma modalidade de turismo criada para gerar renda e inclusão social a pequenas
comunidades do país. O Turismo de Base Comunitária, como é conhecido, foi
criado para transformar a vocação cultural de uma região em atividade
econômica. A iniciativa de profissionalizar o turismo sempre parte da própria
comunidade - e o Ministério do Turismo apoia a qualificação profissional e a
organização das atividades da região. O Turismo de Base Comunitária gera
renda e desenvolve o local, uma das ambições do Plano Nacional de Turismo
(2013-2016). "É uma forma de gerar turismo de dentro para fora",
afirma o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio
Mota.
O TBC já
beneficiou mais de 40 comunidades com investimentos de cerca de R$ 6 milhões
desde que foi criado pelo MTur, em 2005. Entre os projetos que estão em
desenvolvimento, destacam-se as comunidades rurais de Linha Ávila e Serra
Grande, de Gramado (RS), que receberam R$ 121 mil do Ministério do Turismo para
criar roteiros e organizar a produção.
A
comunidade de Linha Ávila é conhecida pela produção de queijos e geleias
exóticas, além de massas caseiras, artesanato e vinho. Já Serra Grande
destaca-se pela produção de facas, mini hortaliças e flores. Os roteiros ainda
estão sendo mapeados e as atividades econômicas organizadas. Em setembro, o
roteiro que inclui as duas comunidades será lançado em parceria com agências de
viagem. “A ideia é que o turismo acrescente valor à cultura local, mantendo as
atividades típicas sem descaracterizá-las”, diz o Coordenador de Projetos de
Turismo da Prefeitura de Gramado, Sidnei Pfau.
A
comunidade da Costa dos Coqueiros, na Bahia, também desenvolveu um projeto de
Turismo de Base Comunitária, contemplado pelo MTur. O trabalho atuou em várias
frentes, durou dois anos e capacitou cerca de 900 pessoas. Entre as atividades
desenvolvidas, houve o treinamento de dez jovens de escolas municipais da
região, para que aprendessem a criar um mapa turístico. A iniciativa foi de uma
ONG de Salvador, em parceria com outros institutos e fundações da Bahia.
Antes de iniciar o projeto, a Costa dos Coqueiros, entremeada por cachoeiras, museus e restaurantes típicos, era pouco explorada pelo turismo. Com o mapeamento dos principais atrativos e a distribuição de um guia turístico ilustrado, o destino passou a atrair mais turistas. O Ministério do Turismo investiu R$ 350 mil no projeto. "Além de qualificar os nossos jovens, a iniciativa lhes trouxe mais autoestima e sentimento de pertencimento à comunidade onde moram, afinal eles puderam participar ativamente do processo de ordenamento turístico da região”, diz o coordenador executivo de campo do projeto, Breno Pessoa
Antes de iniciar o projeto, a Costa dos Coqueiros, entremeada por cachoeiras, museus e restaurantes típicos, era pouco explorada pelo turismo. Com o mapeamento dos principais atrativos e a distribuição de um guia turístico ilustrado, o destino passou a atrair mais turistas. O Ministério do Turismo investiu R$ 350 mil no projeto. "Além de qualificar os nossos jovens, a iniciativa lhes trouxe mais autoestima e sentimento de pertencimento à comunidade onde moram, afinal eles puderam participar ativamente do processo de ordenamento turístico da região”, diz o coordenador executivo de campo do projeto, Breno Pessoa
(Fonte : MTur)
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