sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

BRASIL E URUGUAI UNEM ESFORÇOS PELA QUALIFICAÇÃO


Os participantes da 55ª Reunião Especializada de Turismo do Mercosul (RET) conheceram, em primeira mão, o programa de qualificação desenvolvido de forma integrada pelo Brasil e o Uruguai. As aulas serão oferecidas no formato de intercâmbio em Santana do Livramento (RS), do lado brasileiro, e Riviera, no Uruguai.
O projeto piloto ainda está em fase de estruturação e será submetido ao Fundo de Convergência estrutural do Mercosul (Focem), que financiará a construção de escolas, compra de equipamentos e alojamentos para os alunos não-residentes nas duas cidades. A gestão e manutenção do programa ficarão sob a responsabilidade dos países parceiros. A definição da quantidade de vagas nos cursos oferecidos será definida em um encontro marcado para a próxima quarta-feira (12), em Riviera.
“Entre os desafios a serem enfrentados estão o nivelamento dos cursos, o reconhecimento dos certificados nos dois países participantes e a criação de estágios remunerados para os alunos”, explicou a assessora especial do Ministério do Turismo do Brasil, Suzana Dieckmann. Os cursos terão entre 800 e 1,2 mil horas/aula.
Antes de encerrar a apresentação do programa, Suzana Dieckmann informou que, inicialmente, o intercâmbio estava restrito ao Brasil e ao Uruguai porque o país vizinho foi o único do bloco a apresentar uma manifestação de interesse após a última RET, em maio, na Argentina. Ela acrescentou que, caso outros países-membros tenham desejo em participar, devem formalizar a intenção. No fim do encontro, os representantes da Argentina e Venezuela manifestaram interesse em fazer parte da iniciativa.

(Fonte : MTur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário