sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PROJETO QUE GARANTE PRIORIDADES EM ASSENTOS DE AVIÃO SEGUE PARA VOTAÇÃO FINAL


Os assentos nas primeiras fileiras de aviões deverão ser ocupados prioritariamente por passageiros com mais de 60 anos ou com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de crianças ou as próprias crianças desacompanhadas. É o que prevê projeto (PLS 259/12) de Gim Argello (PTB-DF), aprovado ontem pela Comissão de Infraestrutura (CI) e que segue para votação final na Comissão de Direitos Humanos (CDH).
Pelo texto, será do passageiro a responsabilidade de informar as condições de exercer o benefício. A medida se aplica a voos domésticos e internacionais com origem no Brasil.
Apesar de a medida já estar prevista em portaria do Comando da Aeronáutica, o relator, José Pimentel (PT-CE), considera importante que o assunto seja tratado em lei. O relatório foi lido por Humberto Costa (PT-PE).
No texto inicial, apenas pessoas com mais de 65 anos e doentes seriam beneficiados pela medida. Mas emenda de Pimentel reduziu a idade para 60 anos, com o ¬objetivo de seguir o Estatuto do ¬Idoso. Também por emenda, Pimentel incluiu “pessoas com mobilidade reduzida” em substituição a “pessoas doentes” da proposta inicial.
Na avaliação do relator, não é o fato de a pessoa estar doente que exige assentos preferenciais, já que existem doenças que não demandam assento mais à frente. A prioridade de assento, ressaltou Pimentel no texto, deve ser destinada a pessoas com dificuldade de locomoção ou que precisam de atenção especial dos comissários de bordo.

(Fonte : Jornal do Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário