sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ABEAR: ASSOCIADAS REVELAM QUASE 10 BI DE ASSENTOS POR KM, EM OUTUBRO


As companhias que fazem parte da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) -Azul/Trip, Gol/Webjet, Tam e Avianca - produziram no mês de outubro de 2102, quase 10 bilhões de assentos por quilômetro (ASK) gerando um crescimento de 3,47% na oferta e uma média de 73,73% na ocupação de suas aeronaves. Desse volume, o número de passageiros transportados chegou a 6,6 milhões no doméstico. Os dados fazem parte do programa "Dados e Fatos" iniciado pela Abear que vai informar os números do mercado aéreo, principalmente referente as suas associadas.
De acordo com o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, a ideia do programa é repassar os dados de mercado das aéreas ao mercado. Segundo ele, a representatividade das empresas que ultrapassa 1% do PIB e hoje tem uma tarifa média 36% menor do que as praticadas as 10 anos, devem ser apresentadas de forma clara. "Lançamos o programa para aprofundar os dados e mostrar como está o crescimento do mercado aéreo no país", disse.

DADOS

O transporte de passageiros em outubro deste ano ultrapassou a marca de 6,5 milhões no doméstico. Cerca de 1,26% a mais que o mês de setembro quando o número foi de 6,4 milhões. "Esses números correspondem o crescimento econômico no país e a ampliação da renda que refletem na inclusão social e na ampliação do modal aéreo como meio de transporte no pais", comentou.
Além do número de paxs, a Abear apresentou a liderança da Avianca em aproveitamento de voos, ou seja, em taxa de ocupação que somou 81,19%. O load factor do mercado caiu 2,32%. Outro número apresentado pela entidade foi a demanda por viagens que obteve um crescimento tímido de 0,84%.
Os dados de market share continuam seguindo a mesma ordem. A Tam aparece no topo da lista com 41,30%, seguida da Gol com 38,77%. Por conta da impossibilidade de decolar seus aviões durante três dias em Viracopos (Campinas-SP), a Azul obteve um a queda de 0,22%, caído de 14,16% para 13,94%. A Avianca se manteve na casa dos 5,98%.
Atualmente o setor aéreo recolhe cerca de R$13 bilhões em impostos. A grande maioria está ligado ao querosene de aviação (QAV) que em grande parte do país chega a 25% do ICMS. O Estado do Paraná pratica a menor taxa com 7% da alíquota e São Paulo encabeça a lista dos estados com maior arrecadação do imposto.

(Fonte : Mercado & Eventos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário