sexta-feira, 23 de novembro de 2012

OPERAÇÃO MOBILIZA MAIS DE CEM AGENTES NO AEROPORTO SALGADO FILHO


Os passageiros que embarcaram na manhã desta quinta-feira no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, perceberam uma movimentação incomum. Mais de uma centena de policiais, agentes de trânsito, vigilantes sanitários e fiscais da Receita Federal percorriam e vistoriavam cada ponto do terminal gaúcho.
Supervisionada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e colocada em prática a partir da meia-noite com previsão de durar 24 horas, a Operação Aeroporto Seguro é a primeira ação de grande porte que ocorre em aeroportos brasileiros desde a criação, em agosto do ano passado, da Autoridade Portuária, um comitê formado por todos os órgãos públicos que atuam no Salgado Filho.
Terceiro maior aeroporto do país em movimento de passageiros de voos internacionais e quinto maior ponto migratório, o Salgado Filho tem um movimento diário de cerca de 20 mil pessoas nos seus dois terminais. Estão sendo vistoriados desde aeronaves e bagagens dos passageiros até os automóveis nas áreas de estacionamento.
Até o meio da manhã, mais de 20 voos haviam sido fiscalizados e algumas multas foram aplicadas, a maioria por problemas sanitários nas aeronaves. Também foram feitas apreensões de pequenas quantidades de droga em posse de passageiros — um balanço completo será divulgado às 15h pelas entidades que participam da operação. Um estande para atendimento do público foi montado no Terminal de Passageiros 1, onde são distribuídos folhetos informativos.
Além de combater crimes como tráfico de drogas e de pessoas, evasão de divisas, exploração sexual, entrada de produtos sem certificação sanitária e ameaças à saúde dos passageiros e à segurança da aviação, a operação serve com treinamento dos órgãos que integram a Autoridade Portuária em preparação a grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014.

Órgãos que participam da Operação Aeroporto Seguro

Infraero
Polícia Federal
Polícia Civil
Brigada Militar
Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)
Agência Nacional de Aviação (Anac)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Ministério da Agricultura
Receita Federal

(Fonte : Jornal Zero Hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário