segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OMT ESPERA UM BILHÃO DE TURISTAS AO REDOR DO MUNDO ATÉ O FIM DO ANO


Com um recorde de 705 milhões de turistas até agosto de 2012, a OMT (Organização Mundial de Turismo) continua confiante de que até o fim do ano, um bilhão de turistas internacionais terá viajado o mundo. O número de turistas internacionais em todo o mundo cresceu 4% entre janeiro e agosto de 2012, em comparação com os mesmos oito meses de 2011 (foram 28 milhões a mais).
"Esse crescimento é um resultado muito positivo tendo em vista a situação econômica global. Devemos manter a cautela, no entanto, como temos observado alguns meses mais fracos durante o ano, uma tendência que pode retornar no restante do ano", disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
O crescimento desacelerou em junho (2,7%) e julho (1,4%) em comparação aos cinco primeiros meses do ano (média de 5%), mas recuperou em agosto a 4%, um resultado positivo para o mês, que é responsável por o maior volume no Turismo internacional no ano.
A OMT prevê um crescimento de 3% a 4% para o ano como um todo, enquanto a previsão de um ligeiro abrandamento na demanda para 2013 (2% a 4%).

AS ECONOMIAS EMERGENTES RECUPERAM A LIDERANÇA

As economias emergentes (+5%) recuperaram a liderança em comparação aos países desenvolvidos (4%). Por regiões, o crescimento mais forte foi na Ásia, no Pacífico e África, seguida pelas Américas e Europa. O Oriente Médio continua a mostrar sinais de recuperação, com resultados particularmente promissores no Egito.
A Europa (+3%) consolidou o seu crescimento recorde de 2011, apesar de em curso de volatilidade econômica na zona do euro. Os resultados foram acima da média na Europa Central e Oriental (+9%), em linha com a média da Europa Ocidental (+3%), mas comparativamente mais fraco na Europa meridional e mediterrânea (1%), assim como no Norte da Europa (+0,2%).
O sudeste Asiático e sul da Ásia (ambos com +8%) lideraram o caminho na Ásia e no Pacífico (+7%), seguido pelo nordeste da Ásia (+7%), este último refletindo a recuperação clara da entrada e saída do Turismo japonês. O crescimento foi claramente positivo na Oceania (+5%), em comparação com o ano de 2011 (1%).
Nas Américas (+4%), Central (+7%) e América do Sul (6%) continuaram a mostrar os melhoresresultados, com crescimento também significativo do Caribe (5%). A chegada de turistas internacionais cresceu 3% na América do Norte.
Na África (6%), a recuperação da Tunísia é claramente refletida nos resultados do norte da África (10%).

RECEITAS DO TURISMO E OS GASTOS TAMBÉM EM ASCENSÃO

Entre os 10 maiores recebedores no Turismo internacional, as receitas cresceram significativamente durante os primeiros seis a nove meses de 2012 em Hong Kong (China) (17%), EUA (8%), Alemanha (7%), França (5 %) e no Reino Unido (4%). Uma série de outros destinos importantes relatou crescimento de dois dígitos nas receitas, como o Japão (48%), Suécia (26%), África do Sul (26%), República da Coréia (+26%), Índia (+ 23%), Polónia (19%), Tailândia (17%), Rússia (+16%), Egito (13%), República Checa (13%), Taiwan (Pr. da China) (+ 11), Cingapura (10%) e Croácia (10%).
Entre os 10 principais mercados internacionais por despesas em viagens ao exterior, o crescimento foi significativo durante os primeiros seis a nove meses de 2012 na China (+30%), Rússia (15%), EUA (9%), Canadá (6 %), Alemanha (5%), e na Austrália (4%), bem como no Japão, onde um aumento de 7% confirma a recuperação do país. Após um declínio nos últimos anos, o Reino Unido registrou um crescimento modesto de 2% em despesas de Turismo, enquanto a Itália e a França mostraram declínios no nível de despesas em viagens ao exterior.
Outras grandes economias avançadas que apresentaram um crescimento significativo das despesas foram a Áustria (16%), Bélgica (13%), Suíça (+11%) e Noruega (11%). Entre as economias emergentes, além de China e Rússia crescimento de dois dígitos nos gastos foi publicado pela Polônia (22%), Malásia (18%), Argentina (16%), Filipinas (14%), Índia (11%) e Indonésia (10%)

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário