terça-feira, 14 de junho de 2011

O QUE REPRESENTA O SETOR HOTELEIRO PARA A ECONOMIA DO PAÍS?

Pesquisa revela importância do segmento para o fortalecimento da economia regional

A pesquisa Meios de Hospedagem – Estrutura de Consumo e Impactos na Economia revela que 90% das empresas de hospedagem são micros e pequenos estabelecimentos. O setor também é um grande consumidor de bens industriais. Pelo menos uma vez por ano, esses estabelecimentos trocam ao menos um de seus equipamentos - televisores, aparelhos elétricos e eletrônicos, roupas de cama e banho -, movimentando as economias dos estados e municípios.
Estima-se que os empreendimentos com menos de 19 empregados sejam responsáveis pela aquisição de mais da metade do estoque de 615 mil unidades de TVs. Os empreendimentos com mais de 100 funcionários detêm 46 mil desses equipamentos. Quando comparado a outros setores, o setor de hospedagem é capaz de internalizar mais intensamente os efeitos multiplicadores na região em que se localiza, com implicações positivas para seu papel no desenvolvimento regional.
As estimativas dos impactos setoriais dos gastos em alojamento sugerem que entre 50% (no caso de valor da produção) e 25% (no caso de emprego) dos efeitos totais repercutem nos demais setores da economia. A pesquisa mostra ainda que a geração de riquezas está mais concentrada nas regiões Sudeste e, principalmente, Nordeste
Apesar de ser responsável pela absorção de 24,5% de todo o pessoal ocupado no País, o Nordeste absorve somente 20,6% do pessoal ocupado na cadeia produtiva do setor de hospedagem, o que sugere maior produtividade média da mão-de-obra ocupada na cadeia produtiva do setor.
O setor é responsável por cerca de 300 mil postos de trabalho. O custo da geração de emprego na hotelaria é um dos mais baixos da economia brasileira, exigindo um valor de produção de R$ 16 mil. Se compararmos com outros setores como o da construção civil ou o têxtil, observa-se que o valor para gerar emprego requer quase o dobro (cerca de R$ 28 mil). O setor da siderurgia é outro exemplo, apresentando um custo quatro vezes maior (R$ 68 mil).

(Fonte : Sebrae Turismo)

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