quinta-feira, 2 de junho de 2011

O EFEITO OLÍMPICO NA CIDADE MARAVILHOSA



Nos próximos anos, o Rio de Janeiro deverá incorporar, à sua magia natural, um processo de desenvolvimento urbano sustentável, sob o ponto de vista social e ambiental

O presidente da Embratur, Mário Moysés, apresentou na ultima segunda-feira (30) as perspectivas e oportunidades do turismo com a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, durante seminário Rio Cidade-Sede. O evento foi promovido pelos jornais O Globo e Extra, no Rio de Janeiro (RJ). “O Rio de Janeiro possui uma mágica muito forte. Nos próximos anos, a cidade incorporará a essa magia, um processo de desenvolvimento urbano sustentável, sob o ponto de vista social e ambiental. Com investimentos em intraestrutura pública e privada, a qualificação dos serviços e a visibilidade internacional que os grandes eventos trarão, o Rio poderá se tornar um dos principais destinos presentes no imaginário de turistas de todo o mundo”, disse Moysés.
Com o tema “O efeito olímpico e as possibilidades do turismo em todo o Brasil”, Moysés destacou, em sua apresentação, que o Brasil terá, nos próximos anos, uma oportunidade única de reconstruir a imagem turística do país para o mundo. A expectativa de realizar, em um curto período de tempo, grandes eventos esportivos, faz com que o Brasil – que já é líder na América do Sul e um dos destinos emergentes no mundo – ganhe condições de atingir um novo patamar na sua promoção como destino turístico global.
Mário Moysés afirmou ainda que o Rio de Janeiro deverá receber pelo menos 380 mil turistas estrangeiros a mais, em função dos Jogos Olímpicos. Já durante a Copa do Mundo, a expectativa da Embratur é que as cidades-sede e as áreas em seu entorno imediato recebam cerca de 600 mil turistas a mais no período da competição.
O presidente aproveitou a oportunidade para apresentar casos de cidades que utilizaram grandes eventos esportivos para darem um salto na qualidade da infraestrutura e transformar a imagem turística. Entre elas, Barcelona, na Espanha, que foi sede dos Jogos Olímpicos de 1992, quando o custo real para a realização do evento representou apenas 14,5% de todo o orçamento e 85% dos gastos foram revertidos em investimentos na cidade.
Outro exemplo citado pelo presidente da Embratur foi a Copa do Mundo da Alemanha 2006, que trouxe 9 bilhões de euros a mais para o PIB do país. E, do ponto de vista de imagem, significou um salto para o país, que colocou no centro da sua estratégia mostrar ao mundo seu lado amigável, criativo e as oportunidades de investimentos.
O Rio de Janeiro deverá entrar no foco das atenções no exterior, sobretudo após os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Segundo Mário, campanhas publicitárias e ações de relações públicas deverão ser intensificadas. Em 2013, durante a realização da Copa das Confederações no Brasil, o turismo brasileiro poderá fazer um ensaio de relacionamento com o setor esportivo, os convidados e patrocinadores, e também com a imprensa internacional. Esse será um momento importante para fazer ajustes e alinhamentos finais para o ano seguinte.

PARA PROMOVER O RIO

O Rio de Janeiro é um dos principais produtos turísticos utilizados para promover o Brasil no exterior e está presente em grande parte das estratégias de publicidade da Embratur, que contemplam campanhas publicitárias; projetos para TV; mídia em feiras especializadas em turismo; mídia a bordo de aeronaves; apoio a catálogos de operadoras; ações digitais e ações de relações públicas.
O destino também está sendo contemplado nas 266 ações de Promoção do Brasil no exterior para 2011, distribuídas em 40 países. Os eventos são distribuídos entre workshops, roadshows, apoio a parceiros e atividades para público final.

(Fonte : Ascom Embratur / imagem divulgação)

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