quinta-feira, 17 de março de 2011

CDR CRIA SUBCOMISSÕES PARA O CODESUL E PARA OS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO PAÍS


A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta quarta-feira (16), a criação de mais duas Subcomissões. A Subcomissão Permanente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), foro integrado por Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, vai debater as propostas de integração regional e de desenvolvimento daqueles Estados. A Subcomissão Temporária irá acompanhar as ações empreendidas à Copa do Mundo de Futebol (2014) e aos Jogos Olímpicos de 2016. Com a aprovação, a CDR passa a contar com três Subcomissões Permanentes e uma Subcomissão Temporária, que serão compostas por cinco membros.
No requerimento em que sugeriu a criação da Subcomissão Permanente de desenvolvimento do Codesul, a senadora Ana Amélia (PP/RS) afirma que regiões aparentemente consideradas zonas de grande prosperidade econômica e desenvolvimento, como é o caso da Região Sul, apresentam obstáculos. “O Rio Grande do Sul tem 116 municípios sem acesso por asfalto. Isso prova a fragilidade na questão da integração. E, além dessa, há as questões relacionadas à guerra fiscal e a outros problemas que emperram o desenvolvimento”, declarou.
O requerimento para a criação da Subcomissão Temporária destinada a acompanhar e avaliar as ações empreendidas para a realização dos futuros eventos esportivos no País, foi apresentado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Na reunião, a senadora destacou que é dever do Senado, especialmente da CDR, ter atenção especial aos eventos esportivos que irão modificar a visão do Brasil perante a opinião pública internacional. “Todo o mundo voltará os olhos para o nosso País, esperando ver um evento digno dos grandes centros mundiais. Com isso, se torna necessário e inevitável a realização de inúmeras obras de infraestrutura e modernização para atender a demanda desse projeto grandioso”, ressaltou.
Em sua justificativa, a senadora Lídice da Mata lembra ainda que todas as sedes anteriores desses Jogos, que se comprometerem e organizaram com sucesso tais eventos, tiveram fortes impactos nos seus desenvolvimentos social, econômico e cultural. “Nessa esteira podemos citar a modernização de aeroportos, a melhoria de estradas e transporte público, a expansão e o melhoramento da rede hoteleira e dos estabelecimentos voltados para o lazer e turismo. Porém, o que hoje se vê, é uma completa estagnação dos agentes envolvidos, dando lugar atraso em obras, arenas sem licitação, aeroportos congestionados e inadequados e inúmeras contas sem a devida prestação”, frisou.
A CDR aprovou também o requerimento para realização de uma audiência pública, de autoria da senadora Ana Amélia, para debater a guerra fiscal entre os estados, as deficiências na logística de transporte em portos e aeroportos e as alternativas para agilizar a inclusão digital das camadas menos favorecidas. O foco das discussões será a superação das desigualdades regionais. Será convidado também para participar da audiência pública o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
A audiência pública, na avaliação da senadora Ana Rita (PT-ES) vai ajudar os parlamentares a terem uma visão do país, mostrando os caminhos para a superação das desigualdades entre as regiões e as internas aos estados, uma vez que nestes o processo de crescimento não alcança a maioria dos municípios.
Também foi aprovado requerimento de Lídice da Mata convidando o ministro do Turismo, Pedro Novais, a apresentar na CDR os planos e programas de sua pasta para o setor.
Durante a reunião, o presidente senador Benedito de Lira (PP/AL), definiu os parlamentares membros das Subcomissões Permanentes da Amazônia e do Nordeste. De acordo com o senador Lira, a eleição dos presidentes e vices dessas subcomissões será realizada na primeira reunião de cada uma delas, em data a ser marcada.
A CDR vai realizar na próxima reunião, quarta-feira (23), a sua primeira audiência pública com o objetivo de defender-se a importância da melhoria da infraestrutura portuária, com vistas a dinamizar o trabalho nos portos.

(Fonte : Ascom CDR)

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