quinta-feira, 17 de março de 2011

ANTES FONTE DE LUCRO, TELEFONE DE QUARTO DÁ PREJUÍZO A HOTÉIS


De meados da década de 1980 até o início da de 1990, os telefones instalados nos quartos geravam cerca de 2% dos lucros dos hotéis, que cobravam a maior taxa legalmente permitida, informa o consultor da indústria de hospedagens Ted Mandigo.
Mas agora, um hotel gasta US$ 3 para cada US$ 1 gerado por telefones fixos nos quartos, já que os hóspedes passaram a usar seus celulares.
Esse aparente anacronismo custoso não pode ser evitado, devido a necessidade de serviços de segurança e comodidade dos hóspedes, diz Bjorn Hanson, professor do Centro Tisch para a Gestão de Hospedagem, Turismo e Esportes da Universidade de Nova York.
"Estamos presos a eles", diz David Kong, executivo-chefe da rede hoteleira Best Western, que mantém mais de 4.000 hotéis pelo mundo.
Afinal, hóspedes utilizam os telefones dos quartos se precisam pedir serviço de quarto, chamadas como despertador e necessidades de emergência. Mas os hóspedes usam seus celulares para a maior parte das ligações externas.
"Nunca usei um telefone de hotel", diz por exemplo o parisiense François Genow, 23, enquanto fotografava na região de Times Square, em NY.
Em Nova York, há uma taxa de cerca de US$ 1,50 para fazer uma ligação local a partir de um hotel, que também pode cobrar uma taxa de cerca de US$ 4 para conectar-se a uma operadora de longa distância.

ADAPTAÇÃO

Ao menos, o hóspede que decide usar o telefone do quarto, pode frequentemente fazer isso a partir da cama, mesa ou quarto, já que instalar telefones múltiplos é barato uma vez que o sistema esteja no local, diz o consultor Ted Mandigo.
Como adaptação, hoje, muitas grandes redes de hotéis estão explorando aplicativos para smartphones que hóspedes poderiam usar para pedir serviço de quarto e chamadas-despertador, diz Hanson, da Universidade de Nova York, mas são ainda experiências preliminares.
A próxima fonte de lucros do quarto a desaparecer deverão ser os filmes pay-per-view, que hóspedes podem trocar por opções mais econômicas em seus laptops, acrescenta Mandigo.

USO DE CELULARES DÁ VANTAGENS A REDES HOTELEIRAS

Viajar, hoje em dia, desde a bagagem até o laptop, está ficando cada vez mais tecnológico. Porém, todo quarto de hotel ainda contém um elemento custoso: um telefone fixo tradicional.
Telefones fixos nos quartos já deram lucros para as hoteleiras. Mas hoje só aumentam custos, pois hóspedes preferem usar seus celulares.
O uso cada vez menor do telefone fixo nos quartos de hotéis faz parte de uma tendência mais ampla que reduziu o número de linhas telefônicas e levou trabalhadores a tratar de negócios em seus BlackBerrys.
As principais empresas de telefonia dos Estados Unidos, a AT&T e a Verizon Communications estão perdendo de 10% a 12% de suas linhas anualmente para outros provedores, afirmou o analista independente do setor de telecomunicações Jeff Kagan. O ritmo só irá aumentar, segundo ele.
Mas os hotéis não podem desistir de seus sistemas de telefonia fixa. Hóspedes usam telefones fixos quando precisam pedir ajuda. Além dos casos de emergência, eles usam o aparelho para solicitar serviços de quarto e ligações na hora em que desejam despertar.
A próxima fonte de lucro nos quartos a desaparecer serão os filmes por pay-per-view, que poderão ser assistidos por preços menores em laptops, afirmou o consultor hoteleiro Ted Mandigo.
Uma empresa com experiência com gadgets portáteis combinou as funções do telefone com o controle da luz e da temperatura, afirmou o professor Bjorn Hanson, da Universidade de Nova York.
Hoje, muitas redes hoteleiras estão explorando aplicativos de smartphones para que clientes solicitem serviços de quarto e ligações na hora em que desejam despertar, afirmou Hanson, mas esses esforços ainda estão em sua fase inicial.
"Está muito cedo para anunciar a morte do telefone", afirmou o diretor das operações do InterContinental Hotels nas Américas, Jim Abrahamson.

(Fonte : Ag. Reuters em NY)

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