quinta-feira, 17 de março de 2011

ADIBRA LANÇA NORMAS BRASILEIRAS PARA PARQUES DE DIVERSÕES


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) lançaram ontem, dia 16, as Normas Brasileiras para Parques de Diversões.
As Normas foram criadas a partir da sensibilidade dos maiores Parques Brasileiros, já que, para operar com altos padrões de qualidade, se viam forçados a utilizar Normas Europeias e Americanas, conforme explica o presidente da Adibra, Francisco Donatiello Neto. “Havia, ainda, a preocupação de trazer todos os Parques de menor porte a um nível de qualidade adequado ao seguimento, equiparando o Brasil aos padrões de outros países mais desenvolvidos nesse setor”.
Quem é do ramo sabe que qualidade em Parque de Diversão significa, principalmente, segurança. As Normas são amplas e contemplam, em seu conteúdo, fabricação, operação, quesitos de segurança, restrições ergonômicas, restrições médicas e documentos de inspeções pelas quais um Parque deve passar para poder operar.
Elas foram elaboradas pela Comissão de Estudo Especial de Parques de Diversão (ABNT/CEE-117), constituída no final de 2008 e coordenada por Francisco Donatiello Neto. Em janeiro de 2009 começaram os trabalhos, que resultam agora em um conjunto de documentos que totalizam cerca de 250 páginas.

As normas são as seguintes:

ABNT NBR 15926-1 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 1: Terminologia
ABNT NBR 15926-2 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 2: Requisitos de segurança do projeto e de instalação
ABNT NBR 15926-3 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 3: Inspeção e manutenção
ABNT NBR 15926-4 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 4: Operação
ABNT NBR 15926-5 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 5: Parques aquáticos

Para Donatiello, a ABNT NBR 15926:2011, com cinco partes, reafirma o profissionalismo do segmento de parques de diversão. Essas Normas deverão auxiliar os gestores de parques a entender e cumprir as obrigações legais. Elas serão também um suporte para a Adibra, em seu objetivo de profissionalizar todo o segmento, reduzindo eventuais discrepâncias entre os grandes e os pequenos parques.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário