
Alain Baldacci, presidente do Sistema
Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), reforça que apesar do
momento econômico, o segmento manteve os níveis de visitação de anos anteriores
e, em alguns casos, teve aumentos expressivos. “Com a chegada do verão é
esperado um aumento de movimento nos parques aquáticos. O Wet n`Wild, por
exemplo, registrou 5% de crescimento no número de visitantes de janeiro a julho
de 2016, na comparação com igual período de 2015”, afirmou.
Um fator positivo para os próximos meses, de
acordo com Baldacci é o fortalecimento da imagem do país no exterior devido ao
sucesso dos Jogos Olímpicos rio 2016. “Isso certamente terá reflexo na
visitação dos parques, especialmente de turistas de países vizinhos como a
Argentina”, complementou.
O Beto Carrero World, em Penha (SC), aposta
no segundo ano consecutivo de crescimento acima da média da economia nacional.
De 2014 para 2015 o parque teve crescimento de 10% em público, totalizando 2,1
milhões de visitantes. Eleito este ano como melhor parque entre os 25 melhores
da América do Sul segundo o site TripAdvisor, o parque aposta que vai manter o
crescimento de 10% este ano. Para os próximos anos, o Beto Carrero planeja
investimentos de cerca de R$ 60 milhões em duas novas áreas temáticas.
“O Brasil tem muito potencial no segmento de
parques temáticos e aquáticos e os números de aumento de visitantes comprova
isso. Precisamos apoiar o setor para impulsionar ainda mais essa vocação e
estimular o aumento do turismo doméstico com essas atrações”, disse o ministro
interino do Turismo, Alberto Alves.
O Alpen Park, em Canela (RS) registra aumento
ainda maior de público: 18% de janeiro a agosto, quando comparado a igual
período de 2015. A expectativa dos administradores do parque é de manter este
percentual para o resultado consolidado até o fim de 2016. Para isso, já
investiu R$ 300 mil na modernização dos atrativos este ano.
Já o
Snowland, em Gramado (RS), registrou crescimento de 5% nos primeiros sete meses
do ano em relação a igual período de 2015. No mesmo período o parque investiu
R$ 2,2 milhões em infraestrutura. A expectativa é de uma visitação de 370 mil
pessoas em 2016.
RECONHECIMENTO
- O Brasil
é considerado uma referência internacional no setor de parques temáticos, com
representantes nacionais nas listas de melhores do mundo. Segundo o site
especializado TripAdvisor, o Beto Carrero lidera a lista dos melhores parques
da América do Sul, seguido pelo Beach Park, no Ceará, e pelo Hot Park, em
Goiás, na segunda e terceira posição, respectivamente. Entre as 10 primeiras
posições, nove são ocupadas por estabelecimentos brasileiros. O Beto Carrero
aparece ainda entre os 10 melhores parques do mundo.
Para
aproveitar todo este potencial, representantes da Embratur se reuniram no fim
de agosto com empresários do setor de parques temáticos. Na ocasião se
comprometeram a trabalhar em conjunto para a promoção dos parques brasileiros
no exterior.
(Fonte
: MTur / Imagem divulgação)
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