quarta-feira, 8 de junho de 2016

Presidente da Abav enumera desafios do turismo no país




Crítico das constantes trocas de titulares realizadas no âmbito do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur, Edmar Bull, o presidente nacional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-Nacional), estima que, hoje, a despeito dos problemas do país, a indústria de viagens responda por 3,5% do PIB brasileiro.

Ele iniciou a sua carreira em 1973 – e, entre as suas primeiras atividades profissionais no mercado de viagens e de turismo, ocupou postos de executivo de vendas em empresas como Transeuropa, Promotur e Expansão.

Em 1982, já como empresário, adquiriu participação societária na Copastur e, hoje, é o diretor-presidente de um grupo que inclui as empresas Corporate Travel, G8a e a representação da empresa global ATPI no Brasil.

Como presidente da Abav, entidade que terá a 44ª edição de sua feira realizada entre 28 e e 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, ele está cumprindo um mandato de dois anos.

Em sua gestão, Bull afirma que o seu foco é presidir a entidade com clareza e que “em tempos de vacas magras e cenários movediços, os desafios crescem.”

Leia a seguir sobre os planos de Edmar Bull à frente da Abav-Nacional e descubra, nesta entrevista a um blogueiro da Folha, o que ele acha necessário fazer para alavancar o turismo brasileiro e torná-lo um vetor de desenvolvimento nacional.



O MEGAEVENTO DA ABAV/BRAZTOA



“Com relação à 44ª edição da feira da Abav, que será realizada em conjunto com ao 46º Encontro Comercial da Braztoa, reafirmo que a minha expectativa é que ela sinalize a ocorrência de mudanças no turismo nacional.

O evento da Abav sofre um processo de transformação após uma fase itinerante que em muito contribuiu com o desenvolvimento do turismo lançando e promovendo destinos nacionais.

Isso porque, embora tradicional, o congresso e exposição Abav foi realizado, por muitos anos, no Rio de Janeiro pois, àquela altura, a meta era atrair mais expositores e visitantes estrangeiros.

Depois, mudou-se para São Paulo e, hoje, podemos dizer que a força do evento é impulsionada pelo tema do desenvolvimento tecnológico –e, nesse aspecto, antecipo que a 44ª feira da Abav, realizada de 28 a 30 de setembro, vai surpreender. Aberto das 12h às 20h, o evento terá acesso exclusivo para os profissionais do setor de viagens e turismo.

E, se no ano passado alcançamos a marca de 32.176 profissionais do setor e tivemos 3.121 marcas expositoras, numa feira coberta por 926 profissionais da imprensa e mais de 60 destinos internacionais, arrisco afirmar que vamos superar esses recordes.

Entre os maiores espaços confirmados para a próxima edição da feira da Abav deste ano, está a Vila do Saber – estande em formato de arena dedicado às atividades de capacitação, treinamento e atualização dos agentes de viagens, equipado com avançados recursos audiovisuais.

O espaço da Braztoa, bem no centro da exposição, também será destaque e, entre as novidades que atendem aos diferentes segmentos e nichos de mercado do setor de viagens, destinos, produtos e serviços a serviço do desenvolvimento sustentável do turismo, contaremos com recursos promocionais inovadores.



A CRISE NO PAÍS E O TURISMO



O turismo participa com 3,5% do PIB brasileiro (ou cerca de R$ 182 bilhões), considerando apenas a contribuição direta.

Em 2014, respondeu por 8,8 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur).

No entanto, ainda não foi efetivamente reconhecido como vetor econômico estratégico para o desenvolvimento sustentável. Avançamos, mas ainda falta avançar muito.

Não faz sentido para o Brasil, que é detentor de tanta matéria-prima turística, registrar praticamente a mesma quantidade de visitantes estrangeiros há tanto tempo…



JOGOS OLÍMPICOS PELA PROA



Ampliar o ingresso de investimentos e divisas com a vinda de turistas é um desafio coletivo e que está colocado há décadas para quem compreende o turismo como prioridade.

A natureza confere ao Brasil extraordinários recursos, os brasileiros são considerados o que há de melhor no país, segundo todas as pesquisas de mercado realizadas com estrangeiros que nos visitam todos os anos.

Apesar disso, o Brasil estacionou no patamar de apenas 6 milhões visitas de estrangerios/ano.

Investimentos na melhoria da infraestrutura hoteleira e dos serviços aeroportuários, por exemplo, agregam competitividade, mas é preciso evoluir a percepção das oportunidades e dos ganhos econômicos, sociais e ambientais que a atividade turística propicia.

É preciso vontade política, inclusive ao enfrentar problemas como da zyca e da segurança, presentes também em outros países.



MINISTÉRIO e EMBRATUR



A troca de ministros no Ministério do Turismo (MTur) e dirigentes na Embratur, desde que a pasta foi criada, no início do governo Lula, inviabiliza que gestões técnicas de reconhecida competência executem políticas públicas compatíveis com os desafios que precisam ser enfrentados e vencidos pela iniciativa privada e com o apoio dos órgãos oficiais.

Não há dúvida de que temos muito a aprender com o exemplo norte-americano, por exemplo.

O Brasil é um dos dez mercados internacionais nos quais o Brand USA mantém um programa completo de marketing – campanhas voltadas para o consumidor final, parceiros e setores do trade de turismo.

Somos o quinto maior mercado emissor de turistas para os EUA e o terceiro maior quando consideramos apenas destinos de longa distância, de acordo com o Departamento de Comércio do Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA. Sem pesquisa de mercado com números/estatísticas confiáveis, não há como planejar e mensurar resultados com eficácia.

O mercado de viagens corporativas é exemplo de investimentos em sistemas de Business Intelligence, CRMs e ERPs são indispensáveis.

E precisaríamos trabalhar em conjunto a outros países da América do Sul, que exercem um papel relevante para o Brasil, como destinos emissivos de turistas. Trabalhar em conjunto? Sim, a união faz a força!



MELHORAR O TURISMO BRASILEIRO



Existem visitantes que vêm ao Brasil atraídos pelas grandes metrópoles, em busca de negócios, compras, vida noturna, prazeres gastronômicos –e tudo o mais de bom que as nossas grandes cidades oferecem.

Os eventos, que mobilizam os mais diferenciados portes e perfis de público, encontram espaços urbanos e rurais onde são realizados com sucesso no Brasil.

A melhoria do desempenho das atividades turísticas, em todos os segmentos e nichos de mercado, requer, como se sabe, capacitação profissional, com investimentos em treinamento e atualização de recursos, humanos e tecnológicos.

Os governantes precisam enxergar as oportunidades que os Jogos Olímpicos de 2016 propiciam e atuar com profissionalismo para posicionar o Brasil no cenário turístico mundial de maneira mais competitiva.



INFRAESTRUTURA TURÍSTICA NO PAÍS



Evoluímos, mas é preciso mais. O Brasil é um destino de baixo custo para os turistas estrangeiros, no atual cenário cambial.

A avaliação custo/benefício depende do grau das necessidades e expectativas dos viajantes, as quais podem ser atendidas de maneira mais ou menos satisfatória.

O ideal é encantarmos o cliente e é por isso que turistas estrangeiros e, também cada vez mais os brasileiros, aumentam a percepção de valor e procuram recorrer ao conhecimento e à consultoria de uma agência de viagens modernamente posicionada como uma consultoria de viagens, que proporciona atendimento sob medida, personalizado.

Os estudos apontam que mais de 90% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil declaram intenção de voltar.

Confio no futuro do mercado de turismo, que evolui de acordo com a qualidade dos investimentos em capacitação, treinamento e instrumentalização dos atores públicos e privados que apostam no desenvolvimento sustentável do setor, com foco em ganhos de produtividade.

O avanço da economia criativa e colaborativa fortalece a sinergia entre os elos distintos e complementares que compõem a rede de distribuição do setor.

Consolidadores, operadores e OTAs convergem, em última instância, sob o impacto de uma tendência global, estimulada pela pluralidade de destinos, rotas, tarifas, taxas e meios de hospedagem, transportes e das inúmeras opções disponíveis em incontáveis portais, websites, blogs, veículos de comunicação, sistemas de reservas, apps etc.

Ou seja: cada vez mais inflados de informações, os consumidores recorrem ao conhecimento profissional capacitado para atender a demanda turística sob medida, pessoas físicas e jurídicas.



O SETOR NO FUTURO



Cada vez mais especializado, capacitado, treinado e instrumentalizado, é assim que vejo o agente de viagens no futuro.

Estabelecemos, em nosso planejamento estratégico, o objetivo de alcançar em dois anos 50 metas para a entidade, que foram distribuídas com base em três pilares estratégicos: Gestão Participativa, Abav Profissional e Agente Empreendedor.

Já temos 16 metas definidas e as 34 restantes serão construídas com a participação das 27 Abavs regionais. No bojo desta empreitada, está o fortalecimento da imagem da entidade e geração de maiores resultados para os agentes de viagens associados em todo o Brasil.

Lançamos, recentemente, um portal dedicado ao Instituto de Capacitação e Certificação da Abav-Nacional, o ICCABAV, cumprindo mais uma etapa do plano de ações da nossa diretoria de Tecnologia e Integração, que vem trabalhando diretamente em oito projetos prioritários.

Também lançamos o “Projeto Menos é Muito Mais”, que busca estimular a gestão simples, prática e objetiva para facilitar e agilizar decisões internas. Isso passa pela redução ou eliminação de processos repetitivos que possam ser concentrados e unificados na rotina tanto da ABAV-Nacional quanto das ABAVs estaduais e do Distrito Federal.

O desenvolvimento de um sistema digital dedicado ao ICCABAV trouxe uma solução eficiente para a composição, apresentação e viabilização da agenda de cursos, que até então demandava imenso esforço, tempo e custos desnecessários no alinhamento das diferentes pontas envolvidas no processo – os profissionais interessados nos cursos, as secretarias das Abavs, os instrutores, e a coordenação da Abav-Nacional na organização da logística envolvida.



EXCELÊNCIA EM QUALQUER PLATAFORMA



Tenho manifestado, de forma reiterada, a importância do novo agenciamento de viagens em um cenário cada vez mais conectado online – fornecedores e consumidores estão ao alcance de um clique.

O novo agente de viagens é muito mais que um intermediário – é um consultor que ouve, analisa, levanta prós e contras, filtra e opina, com base no seu conhecimento profissional.

Existem muitas ‘pegadinhas’ nos balcões virtuais que se proliferam na web que só a experiência e o conhecimento detectam.

Por isso, o Sistema Abav, capilarizado em todo território nacional, tem investido o máximo em qualificação, treinamento e disseminação das melhores práticas.

O turismo brasileiro precisa (e vai!) crescer – e para isto temos de fazer a nossa parte compromissados com a excelência na prestação de serviços.



O PAPEL DOS CRUZEIROS



Os cruzeiros marítimos contribuem com a inclusão dos destinos nacionais nas rotas e na mídia global, alcançando os milhões de turistas apaixonados pela navegação.

Infelizmente, com a crise econômica, muitos navios deixaram o Brasil –e foram em busca de destinos, na Ásia por exemplo, também devido as elevadíssimas taxas e obrigações burocráticas, além da carência de infraestrutura portuária.

PREFERÊNCIAS PESSOAIS

No exterior, meú destino preferido é a França. Paris e arredores, Bordeaux e a região da Côte D’Azur reúnem inúmeros pontos turísticos e excelente gastronomia.

No Brasil, Ponta dos Ganchos (SC) e Gramado (RS) são duas entre outras opções de destinos que me cativam.

Minha próxima viagem, no entanto, será para Nova Orleans, nos EUA, onde, ainda neste mês, acontecerá a feira de turismo IPW, que antes se chamava Pow Wow.”



(Fonte : Jornal Folha de S.Paulo / Silvio Cioffi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário