terça-feira, 3 de maio de 2016

Viracopos é eleito melhor aeroporto do Brasil




O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, foi eleito pela quarta vez o melhor terminal aéreo do país na pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR). O estudo entrevistou 13.830 usuários, no embarque e desembarque, dos 15 principais aeroportos do Brasil nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

Na satisfação geral dos passageiros, Viracopos atingiu a nota 4,64, em uma escala que vai de 1 a 5. O valor é a maior nota já atingida por um aeroporto na série histórica da pesquisa, que começou no primeiro trimestre de 2013. Na pesquisa anterior, realizada no último trimestre de 2015, o aeroporto obteve 4,48. A média geral dos 15 aeroportos foi de 4,19.

Dos 38 indicadores pesquisados, Viracopos teve nota acima da média em 37 deles, sendo o primeiro lugar em dezenove. Campinas ficou em primeiro lugar nos seguintes itens:



Ø  Facilidade de embarque/desembarque no meio-fio (4,81);

Ø  Cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,83);

Ø  Qualidade da sinalização do aeroporto (4,65);

Ø  Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo (4,68);

Ø  Limpeza dos sanitários (4,77);

Ø  Disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,80);

Ø  Limpeza geral do aeroporto (4,78);

Ø  Conforto térmico do aeroporto (4,64);

Ø  Conforto acústico do aeroporto (4,65);

Ø  Qualidade das instalações de estacionamento de veículos (4,80);

Ø  Disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (4,53);

Ø  Custo-benefício do estacionamento (3,92);

Ø  Custo-benefício dos produtos de lanchonete/restaurantes (3,42);

Ø  Disponibilidade e localização de bancos / caixas eletrônicos / casas de câmbio (4,20);

Ø  Custo-benefício dos produtos comerciais (3,66);

Ø  Tempo de fila no check-in (5)

Ø  Cordialidade dos funcionários da emigração (4,93);

Ø  Cordialidade dos funcionários da aduana (4,89);

Ø  Disponibilidade de transporte público para o aeroporto (4,81);



Para o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, a avaliação reflete os esforços da equipe em busca da excelência nos serviços prestados. “Recentemente conquistamos o título de melhor aeroporto de cargas da América-Latina e, mais uma vez, somos escolhidos pelos usuários como o melhor de passageiros do Brasil. Isso demonstra nossa dedicação em fazer a experiência de voar por Viracopos a mais confortável e segura”, disse.

Itens como limpeza, estacionamento, cordialidade dos funcionários, check-in e transporte também se destacaram na pesquisa. “O levantamento foi feito quando estávamos operando com os dois terminais de passageiros. Agora, com toda a operação no Novo Viracopos, desde o dia 23 de abril, a expectativa é de oferecermos ainda mais facilidade para quem escolhe viajar por Campinas”, ressaltou o diretor de Operações, Marcelo Mota.

O aeroporto de Viracopos já havia sido reconhecido como o melhor aeroporto do Brasil na pesquisa da SAC do último trimestre de 2013, no último trimestre de 2014 e no primeiro trimestre de 2015.

Para a pesquisa, foram entrevistados em Viracopos 32% dos passageiros de voos internacionais e 68% dos voos domésticos.



Metodologia utilizada



A pesquisa dos indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros nos aeroportos é coordenada por equipe técnica da SAC/PR, com o apoio do Comitê Técnico de Desempenho Operacional (CTDO) da CONAERO e da Praxian Consultoria Ltda., empresa contratada pela SAC/PR mediante licitação pública, para a coleta de dados.

A coleta de dados qualitativos consiste na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos 15 principais aeroportos do país. As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidos, entre outros.

Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto, também atribuindo nota de 1 a 5.

No dia 23 de abril o aeroporto transferiu as operações domésticas para o Novo Terminal de Passageiros. Com a nova área liberada, o Novo Viracopos passa a ter capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus usuários.

O novo terminal tem 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de 56 totens de autoatendimento. Neste primeiro momento, os passageiros poderão acessar as aeronaves por meio de 16 pontes de embarque (fingers). Outras 12 pontes já estão instaladas e entram em operação conforme o aumento de demanda do aeroporto, chegando a um total de 28. As novas instalações têm 178 mil m² de área construída – o antigo terminal (T0) possui uma área de 28 mil m².



(Fonte : Brasilturis Jornal / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário