As
empresas brasileiras do setor de Turismo estão cada vez mais focadas na
qualificação de seus produtos e serviços. A conclusão é do Estudo de
Competitividade das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, realizado
pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Turismo, que comprova
que essa iniciativa aumento a competitividade dos empreendimentos no mercado.
O estudo
revela que entre as três estratégias que as empresas de turismo pretendem
adotar para ampliar a sua competitividade, 62% das empresas escolheram a
melhoria da qualidade dos serviços e produtos como a principal estratégia a ser
desenvolvida. O investimento na capacitação dos profissionais foi a segunda
opção mais votada, com 40% das preferências, seguida pelo estimulo à inovação,
com 37%.
Iniciativas
de capacitação e o treinamento dos colaboradores são mais difundidas na Região
Nordeste, onde 31% das empresas promovem com frequências cursos de
qualificação. Nas regiões Norte e o Centro-Oeste, este índice foi de 20%. O Sul
e o Sudeste brasileiro atingiram 19% e 11%, respectivamente. Entre os tipos de
empresas do setor turístico monitoradas, as agências e operadoras de viagem
destacaram-se com o índice de 41% na alta utilização da capacitação de seus
profissionais.
O
Nordeste também é a região com o maior índice de profissionais com mais de 12
anos de estudo, 25%. O Centro-Oeste ficou na segunda posição (24%),
seguido pelo Sul (19%), Norte (16%) e Sudeste (10%).
PRONATEC - A qualificação dos profissionais que atuam no Turismo é uma das
preocupações do Ministério do Turismo. Entre as matriculas realizadas no
período de 2011 a 2015 para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego (Pronatec), 400 mil foram para cursos do Pronatec Turismo. Para 2016, o
governo federal disponibilizou, por meio do programa, dois milhões de vagas
para cursos técnicos e de qualificação profissional.
A
qualificação dos profissionais do setor também faz parte da preparação do
Brasil para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em
agosto. O Ministério do Turismo prevê a capacitação de mais de 10 mil pessoas
para melhoria do serviço e atendimento aos turistas. Os profissionais serão
treinados em idiomas, segurança alimentar e qualidade no atendimento.
ESTUDO – O Estudo de Competitividade das Micro e Pequenas Empresas do
Turismo Brasileiro foi desenvolvido por meio do monitoramento dos desafios e
estratégias utilizadas por 1,4 mil empresas do setor turístico nas cinco
regiões brasileiras, nos anos de 2014 e 2015.
(Fonte
: MTur / Imagem divulgação)
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