
O levantamento revela que, para 76% das pessoas, as viagens trouxeram
uma visão mais otimista sobre diferenças e diversidade. A mesma porcentagem
acredita que passou a olhar de maneira mais favorável para outras culturas em
geral. Já 75% afirmaram que a forma como veem os indivíduos dos lugares que
visitaram se tornou mais positiva.
Entretanto, na avaliação de 48% dos respondentes, hoje em dia as pessoas
são menos tolerantes com as diferenças do que há cinco anos. Mas 61% acreditam
que se as pessoas viajassem mais, haveria menos intolerância.
No estudo, intitulado “O Valor das Viagens”, foram entrevistadas mais de
7,2 mil pessoas. No total, 18 países participaram, entre eles Brasil,
Austrália, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, México,
Noruega, Portugal, Rússia, África do Sul, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido
e Estados Unidos.
“São muitos os fatores que afetam quão receptivos nós somos e o quanto
estamos dispostos a confiar em outras pessoas. Viajar é a forma mais efetiva de
abrir a mente e enxergar o mundo de outra maneira. Esse estudo reforça a ideia
de que mais do que viver bons momentos, viajar afeta positivamente a maneira
como as pessoas se relacionam, contribuindo para derrubar barreiras entre
culturas.”, explica Pedro Correia, responsável pela operação da Momondo no
Brasil.
Brasileiros amam fazer novas amizades nas viagens
A receptividade brasileira é famosa em todo o mundo e pôde ser
comprovada estatisticamente na pesquisa. A maioria dos brasileiros, 82%, já fez
novos amigos durante as viagens, índice maior se comparado à média global, de
67%. Quando questionados se já viajaram com o objetivo principal de conhecer
pessoas de outras culturas, 50% dos brasileiros responderam que sim.
Considerando a média global, esse número foi de 30%.
Ao mesmo tempo em que são bastante abertos às outras culturas, os
viajantes brasileiros mantém fortes raízes com os próprios costumes. Prova
disso é que, dos entrevistados, 88% se enxergam como cidadãos do mundo, porém,
87% também se veem como parte de sua comunidade local.
Metodologia
O estudo “O valor das viagens” consiste em pesquisa com uma base de
7.292 respondentes, no total. Foram analisadas respostas de 18 países
diferentes. Em cada um deles, foram entrevistadas 400 pessoas. Os dados foram
coletados pela empresa internacional de pesquisa CINT. As amostras são
compatíveis com as características demográficas de cada país nos que diz
respeito ao gênero, idade e regiões de origem dos participantes.
Informações: www.momondo.com.br
(Fonte : Brasilturis Jornal / Imagem divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário