terça-feira, 8 de março de 2016

Bares e restaurantes contribuem para prevenção ao aedes




O setor de bares e restaurantes, um dos ramos mais requisitados por viajantes no país, intensificou a tomada de cuidados rotineiros para prevenção e eliminação de focos do Aedes aegypti. Esta é a contribuição do segmento para as ações do Ministério do Turismo de combate ao inseto, transmissor de doenças como dengue, vírus Zika e chikungunya.

Em Vitória (ES), a direção do Ensaio Bar, na Praia do Canto, orienta diariamente funcionários para que estejam atentos a possíveis criadouros. O proprietário Rodrigo Vervloet ressalta que, além do cuidado com o ambiente de trabalho, a iniciativa também gera a conscientização de trabalhadores quanto à necessidade de atenção nos seus próprios lares.

 “A gente sempre orienta e cobra muito dos funcionários o cuidado com água parada, olhar em cada canto do local e ter atenção com a limpeza. Agora, temos reforçado esse trabalho. O pessoal segue as orientações e as aplica também em casa”, observa. 

Na capital federal, André Lima, sócio do Bar Raízes, localizado em uma das ruas mais requisitadas da noite brasiliense (SCLN 408), diz que a preocupação com a prevenção do Aedes é constante. Segundo ele, cada empresário da região monitora a presença de resíduos em local impróprio para evitar a criação de focos.

 “Todas as garrafas são esvaziadas e guardadas com tampa. Em nossa região, os empresários têm cuidado, principalmente com o lixo deixado pelas pessoas. Cada dono de estabelecimento cuida de uma determinada área para evitar o surgimento de focos. O pessoal está todo conscientizado”, avalia.



RECOMENDAÇÕES - Em Belo Horizonte (MG), a direção do restaurante Maria das Tranças - um dos mais antigos da capital mineira e que possui unidades nos bairros São Francisco e Savassi - realiza rondas periódicas à procura de focos. Ricardo Rodrigues, dono do empreendimento, frisa que a orientação quanto à prevenção também se estende aos clientes.

 “Estamos fazendo um trabalho não só com nossos colaboradores, lembrando a importância do combate a focos, como também com clientes. Materiais impressos ficam à disposição dos clientes e a gente os coloca também nas mesas, para ampliar a conscientização”, conta. 



ABRASEL - A fim de contribuir com a mobilização do governo federal contra o Aedes, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, além de conscientizar filiados quanto à necessidade de cuidados, prepara suas ações como, por exemplo, uma campanha de prevenção em parceria com a companhia de bebidas Ambev.

Paulo Solmucci, presidente da entidade, aposta no trabalho para elevar ainda mais o nível de conscientização. “A Ambev vai colocar 34 mil funcionários para vistoriar estabelecimentos, e estamos trabalhando em peças de divulgação. A gente nota uma sensibilização grande, mas nunca é demais voltar ao tema”, comenta.



AÇÕES DO MINISTÉRIO DO TURISMO - Desde janeiro, o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações. Para o setor turístico, a pasta produziu duas newsletters que foram enviadas para mais de 56 mil estabelecimentos cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo. No dia 17 de fevereiro, uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro Henrique Eduardo Alves, determinou que os municípios e estados que possuem convênios e contratos de repasse com o Ministério do Turismo deverão realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em seus canteiros de obras e frentes de trabalho. O texto prevê, ainda, a realização de campanhas educativas, além de vistoria e eliminação de eventuais criadouros do inseto nas áreas internas e externas e entorno das instalações públicas de funcionamento dos órgãos ligados ao MTur.

Para esclarecimento aos turistas, o Ministério do Turismo disponibiliza em sua página na internet informações sobre saúde do viajante. O conteúdo, disponível nos idiomas português, inglês, espanhol e francês é produzido e atualizado constantemente pelo Ministério da Saúde. As redes sociais da pasta também estão engajadas para levar mais informações sobre o assunto para os usuários, com produção de conteúdo próprio sobre o tema e compartilhamento de publicações do Ministério da Saúde.



(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário