
Em
Vitória (ES), a direção do Ensaio Bar, na Praia do Canto, orienta diariamente
funcionários para que estejam atentos a possíveis criadouros. O proprietário
Rodrigo Vervloet ressalta que, além do cuidado com o ambiente de trabalho, a
iniciativa também gera a conscientização de trabalhadores quanto à necessidade
de atenção nos seus próprios lares.
“A gente sempre orienta e cobra muito dos
funcionários o cuidado com água parada, olhar em cada canto do local e ter
atenção com a limpeza. Agora, temos reforçado esse trabalho. O pessoal segue as
orientações e as aplica também em casa”, observa.
Na
capital federal, André Lima, sócio do Bar Raízes, localizado em uma das ruas
mais requisitadas da noite brasiliense (SCLN 408), diz que a preocupação com a
prevenção do Aedes é constante. Segundo ele, cada empresário da região monitora
a presença de resíduos em local impróprio para evitar a criação de focos.
“Todas as garrafas são esvaziadas e guardadas
com tampa. Em nossa região, os empresários têm cuidado, principalmente com o
lixo deixado pelas pessoas. Cada dono de estabelecimento cuida de uma
determinada área para evitar o surgimento de focos. O pessoal está todo
conscientizado”, avalia.
RECOMENDAÇÕES - Em Belo Horizonte (MG), a direção do restaurante
Maria das Tranças - um dos mais antigos da capital mineira e que possui
unidades nos bairros São Francisco e Savassi - realiza rondas periódicas à
procura de focos. Ricardo Rodrigues, dono do empreendimento, frisa que a
orientação quanto à prevenção também se estende aos clientes.
“Estamos fazendo um trabalho não só com nossos
colaboradores, lembrando a importância do combate a focos, como também com
clientes. Materiais impressos ficam à disposição dos clientes e a gente os
coloca também nas mesas, para ampliar a conscientização”, conta.
ABRASEL - A fim de contribuir com a mobilização do governo
federal contra o Aedes, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, além
de conscientizar filiados quanto à necessidade de cuidados, prepara suas ações
como, por exemplo, uma campanha de prevenção em parceria com a companhia de
bebidas Ambev.
Paulo
Solmucci, presidente da entidade, aposta no trabalho para elevar ainda mais o
nível de conscientização. “A Ambev vai colocar 34 mil funcionários para
vistoriar estabelecimentos, e estamos trabalhando em peças de divulgação. A
gente nota uma sensibilização grande, mas nunca é demais voltar ao tema”,
comenta.
AÇÕES DO
MINISTÉRIO DO TURISMO - Desde janeiro, o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série
de ações. Para o setor turístico, a pasta produziu duas newsletters que foram
enviadas para mais de 56 mil estabelecimentos cadastrados no Cadastur, do
Ministério do Turismo. No dia 17 de fevereiro, uma portaria publicada no Diário
Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro Henrique Eduardo Alves,
determinou que os municípios e estados que possuem convênios e contratos de
repasse com o Ministério do Turismo deverão realizar ações de combate ao
mosquito Aedes aegypti em seus canteiros de obras e frentes de trabalho.
O texto prevê, ainda, a realização de campanhas educativas, além de
vistoria e eliminação de eventuais criadouros do inseto nas áreas internas e
externas e entorno das instalações públicas de funcionamento dos órgãos ligados
ao MTur.
Para
esclarecimento aos turistas, o Ministério do Turismo disponibiliza em sua
página na internet informações sobre saúde do viajante. O conteúdo, disponível
nos idiomas português, inglês, espanhol e francês é produzido e atualizado
constantemente pelo Ministério da Saúde. As redes sociais da pasta também estão
engajadas para levar mais informações sobre o assunto para os usuários,
com produção de conteúdo próprio sobre o tema e compartilhamento de publicações
do Ministério da Saúde.
(Fonte : MTur / Imagem divulgação)
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