terça-feira, 8 de março de 2016

Curso promove inclusão na rede hoteleira




O Rio de Janeiro sediará em agosto e setembro a 28ª edição do Jogos Olímpicos e a 16ª edição dos Jogos Paralímpicos de verão. Para melhorar o atendimento dos milhares de visitantes e atletas com algum tipo de deficiência que participarão da maior competição esportiva do mundo, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), em conjunto com a rede AccorHotels, promoveram um curso de capacitação para 30 colaboradores de redes de hotéis associadas ao Fórum e que servirão como multiplicadores em seus estabelecimentos.

O curso, ministrado no Rio de Janeiro pelo Instituto Mara Gabrilli, colocou os profissionais da rede hoteleira em contato com orientações de atendimento para turistas que apresentem alguma forma de deficiência (física, visual, auditiva, intelectual e autismo).

“Iniciativas como essa são muito importantes para que todas as pessoas possam desfrutar do turismo, sem distinção. O Dia Mundial do Turismo celebrado pela Organização Mundial do Turismo, em 27 de setembro, terá como tema o Turismo Acessível para todos e esta iniciativa vai ao encontro dessa preocupação“, diz a coordenadora de Turismo Responsável, Isabel Barnasque.



PROGRAMA – Nessa perspectiva, o Ministério do Turismo também tem trabalhado a inclusão de pessoas com deficiência no turismo, com o Programa Turismo Acessível, que conta com ações voltadas para a promoção da inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística com segurança e autonomia.

De olho na Olimpíada, o programa do MTur disponibilizou, no início do ano, o Guia do Turismo Acessível nas versões inglês e espanhol. O site, que é colaborativo, permite que os internautas avaliem a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas. Até o momento, o site obteve mais de 440 mil acessos e 700 avaliações.

Outra ação do Programa Turismo Acessível é a produção de guias de bolso com informações gerais e dicas práticas sobre como bem receber e atender turistas com deficiência. O material de bolso será disponibilizado por meio das secretarias estaduais de turismo nos próximos meses. A ideia é sensibilizar e orientar gestores e profissionais de turismo que trabalham direta e indiretamente com o público.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde à 23,9% da população do país.



(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário