terça-feira, 8 de março de 2016

Estados discutem novo Mapa do Turismo Brasileiro


O Ministério do Turismo promoveu nesta quinta-feira (03), o 24º Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo para discutir a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, hoje composto de 3.345 municípios e 303 regiões turísticas. Quando finalizado o trabalho, será lançada a quinta edição deste instrumento que define o objetivo das políticas a serem desenvolvidas e implementadas pela pasta. 

Durante a abertura do encontro, o secretário Nacional de Estruturação de Turismo, Neusvaldo Lima, reforçou a importância do setor para o crescimento econômico do país. “Hoje são 3 milhões de trabalhadores no setor de turismo e o setor contribui com 3,7% do PIB”, disse o secretário. Segundo ele, os estados têm até 30 de abril para apresentar propostas de atualização do mapa em suas regiões.

A nova coordenadora de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Gabrielle de Andrade, que foi apresentada durante o encontro, falou sobre a importância da reunião com os estados. “Essa reunião tem o objetivo de verificar o processo de remapeamento turístico, identificar as deficiências dos estados e verificar como está a realização das oficinas estaduais.

Alguns estados já estão com seu mapa do turismo praticamente definido, como o Espírito Santo e o Rio Grande do Norte. Segundo a representante do Espírito Santo, Carolina Fávero, o mapa do estado permanece com 10 regiões turísticas, mas algumas cidades mudaram de região, como João Neiva, que era da região do Verde e das Águas e foi para a região dos Imigrantes. “Agora ele está mostrando mais a realidade do estado, antes todo o mapa do estado era considerado região turística”, explicou Carolina.

Carmen Lucena, representante do Rio Grande do Norte, conta que haverá uma redução na quantidade de municípios que fazem parte do mapa potiguar, de 94 para 65, mas as cinco regiões permanecem. Saíram do mapa os municípios de Antônio Martins e Açu e entraram Serrinha dos Pintos e José da Penha.

“O mapa do estado ficou mais enxuto e mais fácil de ser trabalhado. Agora ficaram apenas os municípios de interesse turístico”, diz Carmen. O Rio Grande do Norte possui cinco regiões turísticas: Serrana, Costa das Dunas, Costa Branca, Seridó e Agreste/Trairi.

Para Deise Bezerra, interlocutora do Paraná, o estado que hoje tem 14 regiões e 261 municípios em seu mapa, não sofrerá mudanças drásticas. “Teremos poucas alterações, apenas alguns municípios que sairão e outros que entrarão, como Guarapuava, que mudou de região”, comentou.

Durante a reunião, o assessor especial do MTur, Wilken Souto, apresentou a nova estrutura do MTur que se adequou às mudanças feitas em todo o Governo Federal. Com a reestruturação, o Programa de Regionalização do Turismo migrou para a nova Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, que pertence à Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo.



(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário