
Caroline destacou que o alcance dos smartphones no Brasil ultrapassou a
marca de um aparelho por habitante e que a tendência mundial é de que, até
2030, as redes sociais alcancem 90% dos usuários. Os dados reforçam uma
conclusão semelhante da Demanda Internacional Turística do Ministério do
Turismo, segundo a qual a internet é a principal fonte de informação para a
viagem de 42,5% dos estrangeiros que visitam o Brasil, índice acima da
indicação de amigos e parentes, apontada por 28% dos entrevistados.
A pesquisadora ressaltou, entretanto, que grande parte dos brasileiros
ainda não confia nos meios virtuais de pagamento e, por isso, optam por compras
em lojas físicas de agências de viagens. "É preciso uma mobilização para
incentivar as transações online. As redes sociais são uma grande oportunidade
de vendas", ressaltou Caroline.
Caroline destacou ainda que os Jogos Olímpicos Rio 2016 são uma grande
oportunidade para o Brasil investir nas vendas de pacotes turísticos online e
impulsionar a atração de visitantes ao país justamente no período de baixa
temporada. De olho neste potencial, o Ministério do Turismo busca dar visibilidade
aos destinos nacionais por meio das ações do Ano Olímpico do Turismo, que
inclui medidas como a facilitação de vistos para turistas americanos,
canadenses, japoneses e australianos durante a competição – de acordo com
critérios estratégicos como países que representam baixo risco e que
historicamente apresentam alto gasto no país.
"A promoção do país em mercados estrangeiros é importante
especialmente neste momento em que o câmbio tornou o Brasil mais competitivo no
mundo. Mas não é só isso, temos um mercado potencial de 70 milhões de
brasileiros com condições de viajar pelo país, mas que ainda não o fazem e que
precisam ser conquistados", disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo
Alves, que participou da abertura do Fórum no período da manhã.
(Fonte
: MTur / Imagem divulgação)
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