sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PROCURA PELO SENAC AUMENTA 15% NESTE ANO


Considerados fortes aliados do setor privado na capacitação de trabalhadores e aperfeiçoamento profissional voltado para a indústria, o comércio de bens, a prestação de serviços e o turismo, o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), duas das 11 instituições que fazem parte do Sistema S, devem encerrar este ano com quase 4 milhões de matrículas nos seus cursos de formação inicial e continuada, técnicos de nível médio e de ensino superior.
Não é em vão que o governo federal pretenda, em parcerias com essas duas organizações, oferecer oito milhões de vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional até 2014. O BNDES, conforme recente discurso da presidente Dilma Rousseff durante a Olimpíada do Conhecimento, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo, já ofereceu R$ 1,5 bilhão para que o Senai construa 53 escolas e centros de inovação e de tecnologia industrial e amplie e modernize 251.
Desde que foi criado, em 1946, o Senac atendeu mais de 53 milhões de alunos em suas centenas de ambientes educacionais, como as empresas pedagógicas e as unidades móveis, espalhados em cerca de 3 mil municípios. No ano passado, por exemplo, quase 955 mil pessoas se matricularam nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Outras 180 mil optaram pelos de técnicos de nível médio e 47 mil se inscreveram no ensino superior. Ao todo, foram 1,18 milhão de matrículas. "Este ano teremos, no mínimo, um aumento de 15% com relação ao ano anterior", diz Anna Beatriz de Almeida Waehneldt, diretora de educação profissional do Departamento Nacional do Senac.
Ou seja, a instituição poderá fechar 2012 com 1,36 milhão de alunos. De acordo com Anna Beatriz, a maior demanda está concentrada nos cursos de FIC, que capacitam, aperfeiçoam e atualizam quem tem pressa para entrar ou reingressar no mercado de trabalho.
Entre janeiro e setembro, por exemplo, aproximadamente 924 mil pessoas já haviam se matriculado nos cursos desse segmento do Senac. "Com programações e grades curriculares constantemente atualizadas, os cursos FIC desenvolvem no aluno as competências necessárias para que ele desempenhe uma ocupação, o que possibilita inserção imediata no mundo do trabalho", explica a diretora.
Ela lembra que as ofertas desses cursos são destinadas a pessoas com escolaridade variável. Já os cursos de aprendizagem têm uma especificidade e são oferecidos para jovens maiores de 14 anos e menores de 24 anos que são encaminhados ao Senac por empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo.
"Contudo, nos últimos quatro anos, temos observado uma crescente procura por cursos técnicos de nível médio, que ocupam o segundo lugar. Comparando os números de 2009 com os registrados até setembro de 2012, a procura praticamente dobrou", acrescenta Anna Beatriz.
É bom ressaltar que o diploma só é concedido para quem conclui o curso do Senac e o ensino médio. Até setembro deste ano, as matrículas nesse segmento somavam quase 204 mil. Os cursos mais procurados eram os de técnico em segurança do trabalho (40.996), técnico em enfermagem (31.853) e técnico em administração (26.922).
O Senac oferece também em todo o território nacional uma série de ações para atendimento às demandas de educação profissional das empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo, com várias programações "in company". Os cursos para atendimento corporativo, explica Anna Beatriz, buscam atender às necessidades específicas das empresas, segundo a realidade de cada mercado. De acordo com ela, os conteúdos de cada um deles são customizados e construídos em parceria com as próprias empresas por meio de um mapeamento de competências, de habilidades e de atitudes necessárias a cada segmento profissional.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário