terça-feira, 27 de novembro de 2012

PROCON PRESSIONA GOL


O Procon de São Paulo avisou ontem que irá notificar, nos próximos dias, a Gol. A companhia aérea terá de esclarecer como está atendendo os passageiros e quais as providências adotadas em relação à remarcação de voos agendados pela Webjet, que teve o encerramento das suas atividades anunciado na última sexta-feira. A preocupação é com os clientes que têm enfrentado transtornos e constrangimentos na hora de embarcar.
De acordo com a entidade, a Gol deve acomodar os passageiros que tiveram voos cancelados em outro — próprio ou de qualquer companhia —, com serviço equivalente e as mesmas condições contratadas garantidas, como o tempo da viagem, a data e o horário. "A empresa tem que respeitar a conveniência do usuário, ele não pode ser prejudicado", explica a diretora de Atendimento do Procon-SP, Selma do Amaral.
Não foi o que aconteceu com a aposentada Zuleika Paes e a cuidadora que a acompanha, Maria Silva. Em setembro, ela garantiu as passagens entre o Rio de Janeiro e Brasília para passar o réveillon na capital federal. Na última sexta-feira, ela recebeu um alerta da Gol de que seria acomodada em outro voo. No entanto, o trajeto, que antes era direto, terá agora uma escala em São Paulo, o que elevará a duração da viagem de uma hora e meia para três horas.
"Eu tenho 70 anos. Fazer uma baldeação dessas em São Paulo é totalmente inviável. Ainda mais que há pouco tempo rompi quatro ligamentos no braço e fiz uma cirurgia, não posso ficar carregando bagagem de um aeroporto para o outro. Paguei por um voo direto e não o terei. Isso é um absurdo", reclamou.
O Procon identificou ainda que a Gol não está informando de maneira correta os passageiros sobre as possíveis mudanças nos voos (veja quadro). "Essa comunicação já deveria ter acontecido. O consumidor não pode ficar nessa situação de insegurança e incerteza", ressaltou Selma. Por meio de nota, a Gol informou que se responsabiliza por todos os clientes da Webjet e assegura que eles terão os voos garantidos.

DESEMPREGADOS

O anúncio do fim das operações da Webjet veio acompanhado da demissão de 850 pessoas. Inconformados, os ex-funcionários realizaram ontem protestos simultâneos nos aeroportos do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Porto Alegre, de Salvador e de Belo Horizonte. "Queremos trabalhar! Varig, Vasp, Rio Sul, Webjet. Até quando vamos ver a nossa aviação acabar? Abaixo o aumento de tarifas", proclamavam pelos corredores do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Minas.
Os trabalhadores dispensados reclamaram contra o desrespeito com que foram tratados pela companhia aérea. "Fomos comunicados do fim da empresa por volta de 23h30 da noite de quinta-feira, e na manhã de sexta nos informaram que seríamos demitidos", afirma a comissária de bordo Andréia Mesquita, que trabalhava havia dois anos na Webjet. O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) espera agora que a Gol dê alguma garantia de que, em caso de futuras contratações, esses trabalhadores tenham prioridade.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

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