quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MINISTÉRIO E TRADE AVANÇAM EM BUSCA DE COMPETITIVIDADE PARA O SETOR


O Comitê Gestor do Conselho Nacional de Turismo reuniu-se em Brasília com o objetivo de avaliar estratégias para impulsionar a competitividade do setor. Representantes do trade, órgãos governamentais e de bancos públicos participaram do encontro, que formulou uma agenda de ações para os próximos meses.
Na abertura do evento, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou a missão do comitê de fortalecer o diálogo interno e as relações externas com parlamentares, governo e demais entidades do poder público. “É com este modelo de gestão que conseguiremos superar os gargalos do setor e aproveitar o potencial dos megaeventos que se aproximam”, disse.
O secretário-executivo da pasta, Valdir Simão, fez uma exposição sobre o estágio das demandas que foram apresentadas pelos segmentos do trade ao Ministério do Turismo. O trabalho traz a classificação de cada pleito – “fomento”, “infraestrutura”, “qualificação”, “regulação” e “tributação” – e apresenta como eles estão sendo trabalhados junto ao governo federal.
“É uma ferramenta que nos ajudará com responsabilidades e prazos. Temos feito um grande debate sobre os principais entraves do setor e o objetivo é avançar em curto prazo para crescer em competitividade”, afirmou Simão.
Quatro mesas temáticas foram formadas: parques naturais, parques temáticos, litoral brasileiro e turismo cultural – museus e centros históricos. O secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz, presidiu os trabalhos e elogiou os resultados. “São segmentos com grande espaço para avançar no turismo nacional. Vamos trabalhar nossas ações para que possam dinamizar o vetor econômico do setor como um todo”, afirmou.
O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, adiantou que o MTur fará um trabalho junto a estados e municípios para que os projetos de infraestrutura atendam a todos os requisitos técnicos necessários. “Dessa forma, será possível direcionar melhor os recursos e preparar nossos destinos para as estratégias que estão sendo deliberadas pelo Comitê Gestor do Conselho Nacional de Turismo”, disse durante a reunião.

(Fonte : MTur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário