quarta-feira, 21 de novembro de 2012

AEROPORTOS NACIONAIS: MOVIMENTAÇÃO DE PAXS CRESCE EM 7,95% NO 3ºT


Dados consolidados de passageiros em voos domésticos e internacionais no Brasil durante o terceiro trimestre de 2012 mostram crescimento de 7,95% no setor, o que representa, em números absolutos, cerca de 144 milhões de passageiros transportados, ou 10,6 milhões a mais que o mesmo período de 2011.
Esta é uma das principais conclusões da análise de resultados das movimentações de passageiros e aeronaves na rede de aeroportos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) até setembro de 2012, conforme a Diretoria Técnica da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) que dá prosseguimento à série de estudos setoriais que até recentemente eram desenvolvidos pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).
No estudo é salientado que dos 10,6 milhões de passageiros movimentados, 10,04 milhões referem-se ao incremento no tráfego doméstico e aproximadamente 575 mil ao segmento internacional, o que significa crescimento de 8,38% no tráfego doméstico e de 4,22% no internacional.
Outro aspecto destacado é que o incremento do tráfego aéreo internacional deve-se principalmente à expansão da participação das empresas aéreas internacionais. Estudo recente da Abear e do Snea revelaram que a taxa de incremento do índice de passageiros quilômetros transportados (RPK) das empresas nacionais relativas ao segmento internacional é de apenas 0,12%.
De modo geral, em relação a 2011, a análise mostra que vem ocorrendo no Brasil uma desaceleração do crescimento setorial, apesar das taxas continuarem a ser extremamente significativas e superiores aos valores do crescimento do transporte aéreo mundial.
Realizando uma análise especifica para os diversos aeroportos nacionais, em relação à taxa de crescimento dos passageiros (embarques e desembarques) (internacionais e domésticos) anual acumulada, é ressaltado um desempenho extremamente positivo dos aeroportos do Galeão (20,53%), Campinas (18,92%) e Confins (13,17%), além de Guarulhos (9,22%), dada as limitações existentes na sua infraestrutura.
As taxas de crescimento verificadas nos três aeroportos nacionais, considerando o porte dos mesmos, estariam, conforme o estudo, entre as maiores taxas de crescimento mundiais.
O Galeão é apontado como “ator principal no mercado aeroportuário nacional”, pois seu tráfego doméstico e internacional tem alcançado valores acima de 20%, fato este que o inclui, dentro do grupo de aeroportos internacionais de grande porte, com um dos maiores índices de crescimento do mundo.
A análise regional, em relação a participação no mercado nacional, permite inferir que, no terceiro trimestre de 2012, houve um deslocamento dos passageiros da região Nordeste para o Sudeste, enquanto as demais regiões do Brasil mantiveram-se praticamente com a mesma participação na demanda por viagens aéreas.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário