quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LINHA PARA AEROPORTO FICARÁ PRONTA SÓ DEPOIS DA COPA


O trem que vai ligar o aeroporto de Guarulhos a São Paulo não vai ficar pronto para a Copa do Mundo, que será realizada em julho de 2014, de acordo com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Manoel Bandeira. De acordo com ele, as obras só começarão em fevereiro de 2013 e levarão de 18 a 24 meses. "O trem não consegue ficar pronto para a Copa, ainda estamos discutindo os detalhes da licitação", afirmou. Ele lembrou que mesmo construída em via elevada a obra é complexa e precisa atravessar o parque linear do Tietê.
O investimento para a construção da linha está estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão. A linha, denominada 13-Jade terá 11,5 quilômetros de extensão, vai transportar 120 mil passageiros por dia na primeira fase, que prevê a construção da estação do aeroporto, ampliação da Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e a construção da estação Cecap-Guarulhos.
Em entrevista ao Valor, Bandeira lembrou ainda que o governo de São Paulo mantém conversas com a concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que está assumindo a administração do aeroporto, para definir o melhor local da estação. "Havia um local reservado entre os terminais 1 e 2. Há documentos que comprovam isso, mas eles dizem que não sabiam do projeto e reservaram o espaço para outra finalidade", afirma.
De acordo com Bandeira, a concessionária reservou espaço próximo ao Terminal 4, que hoje atende apenas a WebJet, e fica dois quilômetros distante dos terminais 1 e 2, que são os mais movimentados e darão acesso ao terminal 3, que está em construção. Para o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a concessionária precisa explicar seu projeto. "Não é proposta nossa a construção da estação longe dos principais terminais. Eles é que têm de explicar", afirma. De acordo com ele, o governo de São Paulo pediu licença da concessionária para começar os trabalhos até o fim do mês no local inicialmente previsto para a estação entre os terminais 1 e 2. "Aguardamos a resposta deles", disse, após participar de feira sobre o setor metroferroviário.
A concessionária afirma que colabora com a CPTM para a definição do "local mais adequado" para a construção da futura estação da Linha 13-Jade. Após definição do local, a empresa prevê construir um sistema de mobilidade interna que levará os passageiros da estação aos terminais. De acordo com a empresa, há um sistema de monotrilho em estudo, previsto no plano diretor do aeroporto, com capacidade adequada à demanda projetada pela CPTM. O investimento estimado é de US$ 40 milhões, mas a previsão é que o projeto fique pronto somente em 2016.
Enquanto a CPTM e a concessionária ainda definiram o melhor local para a estação, Bandeira lembra que o projeto da CPTM deixou de prever o trem expresso, como o projeto original. O deslocamento entre o aeroporto e a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste paulista, deve demorar cerca de 20 minutos. A previsão inicial do projeto era que esse fosse o tempo até o centro da cidade, que só deve ser alcançado na segunda fase.
O projeto de trem expresso, segundo o secretário Jurandir Fernandes, foi descartado por causa da construção do trem de alta velocidade que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O trem-bala têm estações previstas no aeroporto de Guarulhos e na região central de São Paulo. O governo federal e paulista assinaram termo de cooperação para estudos conjuntos para definição dos melhores lugares para a estação. "Estudamos a articulação entre o trem-bala e os trens regionais que vão para Jundiaí, ABC e Santos, previstos pelo governo de São Paulo", confirmou ontem o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.
O governo de São Paulo quer que a estação fique na Água Branca, na zona oeste paulistana, onde haveria conexão com a CPTM e com a futura Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim). "Também estudamos a possibilidade de ter mais de uma estação na cidade", afirmou Figueiredo.
Outra linha prometida como legado da Copa, mas que não ficará pronta para o mundial de 2014 é a 17-Ouro, que vai ligar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM. "Não estamos garantindo para a Copa. Trabalhamos para que fique pronto até dezembro de 2014", reafirmou ontem o secretário. Sem novos transportes de massa para o mundial, a ligação dos aeroportos com o centro da cidade e o estádio Itaquerão, na zona leste, será feito por linhas especiais de ônibus. "Em dias de jogos teremos 25 a 30 linhas especiais para levar os torcedores", afirma Fernandes.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário