quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PESQUISA APONTA A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO DOS AEROPORTOS EM APLICATIVOS MÓVEIS DE GEOLOCALIZAÇÃO


A nona Pesquisa Anual da SITA, empresa líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo, realizada em parceria com a Airports Council International (ACI) e a revista Airline Business, mostra que melhorar a experiência do passageiro é o item número um dentre os investimentos de TI para a maioria dos aeroportos (59%). Um exemplo de mudança que será percebida pelos usuários é o aumento acelerado da utilização de aplicativos móveis e de mídias sociais, proporcionando um atendimento personalizado. Manter os passageiros informados sobre o status do voo e o tempo de espera é o principal motivo para os aeroportos oferecerem os aplicativos móveis, sendo que 88% planejam investir nessa ferramenta até o final de 2015. Durante este período, 78% dos aeroportos também planejam estar presentes nas mídias sociais, com dois terços desse investimento focado em avaliações.
De acordo com a Airport IT Trends Survey da SITA, aeroportos do mundo inteiro estão adotando, para tornar melhor a experiência do passageiro, a utilização de aplicativos móveis, mídias sociais e tecnologias inteligentes, inclusive o serviço de geolocalização, que é capaz de situar onde o usuário do aplicativo se encontra dentro do aeroporto. Metade dos aeroportos entende que a geolocalização é uma das principais prioridades para reduzir o congestionamento de passageiros. Nos próximos três anos, novos serviços de pesquisa serão comuns nos aplicativos móveis, permitindo que os passageiros possam navegar na internet de maneira fácil pelo aeroporto. Apenas 10% dos aeroportos fornecem esse tipo de serviço hoje, mas já é certo que esse número aumente para 70% até 2015.
Os resultados da pesquisa foram baseados nas respostas de 91 operadores aeroportuários, representando a visão de 173 aeroportos mundiais que gerenciam 2,3 bilhões de passageiros por ano.

(Fonte : Jornal de Turismo / imagem divulgação)

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