quinta-feira, 27 de setembro de 2012

COPA INCENTIVA GRUPO ACCOR A INVESTIR R$ 1 BI


As ações do governo brasileiro no setor hoteleiro para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014 parecem ter agradado as gigantes do ramo de hotelaria. Pelo menos no caso da cadeia de hotéis Ibis, dos franceses do Grupo Accor, a previsão é otimista com o futuro dos negócios no País. A empresa tem planos de investir até R$ 1 bilhão em 85 novos hotéis no Brasil, em quatro anos.
O valor é metade da cifra que o governo anunciou ontem, para o Programa de Turismo para a Copa do Mundo de 2014 (ProCopa Turismo): R$ 2 bilhões. Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a extensão do prazo de vigência do programa de financiamento para modernização do parque hoteleiro brasileiro, para 30 de junho de 2013. Originalmente, o prazo expiraria no final deste ano.
Para Franck Pruvost, diretor de operações do Ibis, o investimento do Grupo Accor no Brasil é muito estratégico. “A Accor é uma multinacional que, historicamente, tinha uma presença muito forte na França. Em seguida começou a se expandir para os países europeus vizinhos. O crescimento nos países emergentes veio depois. Agora queremos ter peso mais ou menos igual na Europa e nos países emergentes.”
Pruvost se mostra satisfeito e esperançoso. “De uma forma geral, o que o governo faz para o desenvolvimento do turismo é visto de forma muito positiva. Em alguns países o turismo ainda nem é visto como negócio. Já na Europa esta é uma indústria cada vez mais importante. Falavam que a tecnologia poderia acabar com os hotéis, mas é o contrário: quanto mais tecnologia, mais hotéis, mais as pessoas querem se locomover para trabalho e lazer.”
No âmbito de atuação global, a meta da companhia é aplicar ao menos 150 milhões de euros na reformulação das marcas em todos os países onde está presente. Os hotéis Formule 1, do conceito supereconômico, passarão a se chamar Ibis Budget e receberão fachada, logomarca e material de comunicação interna novos.
Outra novidade é o lançamento de mais um nome na rede, o Ibis Styles, caracterizado por hotéis econômicos não padronizados e com design diferenciado. A rede, que começou a atuar no País em 1990, na cidade de Fortaleza (CE), tem atualmente 78 hotéis no Brasil, sendo 66 da marca Ibis e 12 agora com o nome Ibis Budget. Os próximos passos da empresa na região são ambiciosos. “Teremos 10 mil novos apartamentos e 2.500 empregos diretos nos próximos quatro anos”, anuncia Franck Pruvost, diretor de Operações do Ibis. “Para atingir essa meta queremos ter parceiros de confiança. Vamos acelerar o desenvolvimento das franquias.”
A previsão da empresa é de que, até o final deste ano, o processo de reformulação das marcas estará completo no mundo todo. No Brasil, o investimento fica em R$ 4 milhões para as mudanças e mais R$ 4,3 milhões em campanhas publicitárias, que incluirão game interativo, banners na Internet, anúncios em revistas nacionais e comerciais de televisão — aposta inédita do Grupo no País. “Ibis Budget é a nova marca que vai substituir Formule 1 e  EtapHotel no mundo todo. Já no Ibis Styles, cada hotel é diferente, ao contrário das demais marcas, onde cada espaço tem que ser muito parecido e padronizado. Toda essa estratégia implica um investimento enorme. São 1.600 hotéis pelo mundo e ano que vem todos estarão com a sinalização trocada”, comenta Pruvost.
Para o executivo, a ideia por trás da mudança de nomes é aproveitar o renome da empresa para desenvolver as três marcas: Ibis, Ibis Budget e Ibis Styles. “Elas vivem momentos diferentes. A Ibis precisa ser consolidada, mas já tem notoriedade. A Ibis Budget precisamos acelerar e aumentar sua abrangência em cidades menores. Ibis Styles vamos lançar agora. O sucesso dos primeiros hotéis condicionará a rapidez dos novos empreendimentos.” Pruvost faz analogia a uma família para explicar os novos nomes do Grupo Accor. “Agora se tornou uma família: todos com o mesmo sobrenome, Ibis, apesar de cada um ter uma personalidade diferente. A gente quer não só manter, mas também reforçar a identidade de cada um”, explica. O processo de mudança de bandeira deve ocorrer em diferentes etapas. “A primeira fase é a mudança dos luminosos e todos os produtos com a logomarca. A segunda é modificar as camas e mobiliários. Já a terceira fase, que vai demorar um pouco mais, será um investimento na reforma dos espaços.”
O diretor de Operações faz questão de ressaltar a grande campanha publicitária que vai acompanhar todo esse movimento no mundo inteiro. “Serão gastos 30 milhões de euros, é a primeira vez que a gente investe tanto dinheiro de uma vez só em publicidade. O recado que queremos deixar é que, além de oferecer conforto ao cliente, queremos também que a experiência da pessoa seja emocional, é algo ambicioso. Os clientes serão surpreendidos cada vez mais em nossos hotéis. Não queremos só oferecer uma boa cama e uma boa ducha, queremos essa ligação forte e emocional com o cliente.”
Sobre a nova bandeira do grupo, o executivo explica que seu surgimento foi motivado por uma demanda diferente observada pela empresa. “Tem uma fatia de clientes que gosta de viver uma experiência diferente em cada hotel a que vai, e o Ibis Styles é a resposta da Accor para isso. Cada um tem arquitetura e projeto próprios, mas as pessoas já têm confiança na marca”, argumenta.

CENTÉSIMO HOTEL

Foi oficialmente inaugurado ontem o centésimo hotel Ibis da América Latina, localizado a 300 metros da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O empreendimento é uma parceria do Grupo Accor com a Galwan Construtora e Incorporadora e teve investimento da ordem de R$ 28 milhões. “O investimento é crucial para a rede. Copacabana tem visibilidade no mundo inteiro. “Esse é o primeiro projeto entregue do ProCopa, que contou com financiamento do BNDES e está alavancando hotéis no Brasil inteiro. A satisfação de ter esses empreendimentos com a Accor é o sucesso dessa parceria, que já tem 15 anos”, afirmou José Luis Loureiro, diretor-presidente da Galwan.
No primeiro semestre do ano que vem a Galwan calcula que entregará o segundo projeto que conta com o financiamento do BNDES: outro hotel Ibis, em Botafogo, também no Rio de Janeiro. “Já estamos em vias de contratar o terceiro empreendimento com o BNDES. Estamos ávidos por novos terrenos bem localizados para que possamos fazer mais.”

(Fonte : DCI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário