quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MUNICÍPIOS QUEREM GANHAR VISIBILIDADE


O governo baiano aproveita o grande evento esportivo para promover desenvolvimento em todas as regiões do Estado. Mais visibilidade é o mínimo o que os municípios baianos esperam ter. Em Mata de São João, por exemplo, no litoral norte da Bahia, onde está instalado o complexo turístico de Sauípe, a 80 quilômetros de Salvador, a expectativa é altíssima. Ali, entre novembro e dezembro de 2013, a Fifa vai realizar a cerimônia de sorteio que vai definir os grupos, datas e horários dos jogos das seleções dos países que vão participar da Copa de 2014.
"Trata-se do evento mais importante depois da abertura e da final da Copa, que será acompanhado por rádio e televisão por milhões de pessoas no mundo inteiro. Pelo menos cinco mil pessoas devem comparecer ao sorteio, 1,5 mil das quais convidados da Fifa que vão se hospedar no complexo de Sauípe. Isso vai trazer grande visibilidade ao município e estimular ainda mais o turismo ao litoral baiano", destaca Marco Costa, coordenador de relações internacionais e esportivas da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.
A escolha não caiu do céu, segundo Costa. "Esse é o resultado de muito esforço e perseverança no sentido de integrar os diversos municípios da Bahia com os dois eventos programados pela Fifa, a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo em 2014", afirma. O governo estadual tem várias iniciativas nesse sentido. Uma delas, denominada "Interiorização da Copa na Bahia", informa o dirigente da Secopa, pretende despertar os diversos municípios para o megaevento da Copa, convocando representantes dos vários setores das cidades a aproveitarem o momento dos jogos para criar novas oportunidades de negócios.
O programa tem duas vertentes: estimular as cidades indutoras do turismo e apoiar cidades com potencial para ser centro de treinamento de seleções, que são os locais selecionados pela Fifa para o período da chamada "concentração" - a fase dos preparativos que antecedem a realização dos jogos.
O esforço de interiorização da Copa na Bahia, de acordo com a Secopa, passa também pela realização de vários fóruns regionais visando envolver prefeitos, empresários e representantes da sociedade civil a respeito das oportunidades que se abrem para os municípios baianos.
Mais de mil pessoas já participaram dos encontros regionais promovidos pelo programa de interiorização, com participação de empresários, representantes de prefeituras e do Estado, com o objetivo de conhecer o que pode surgir para a indústria, comércio e serviços com o evento.
Alguns municípios, como Morro de São Paulo, por exemplo, não terão centros de treinamento, mas fazem parte do programa de interiorização, recebendo fóruns regionais.
A intenção do governo, segundo Marco Costa, é prestar assistência técnica em várias frentes, entre elas: captação de recursos financeiros para a promoção de investimentos vinculados à Copa do Mundo; organização de eventos do tipo Fan Fests (que são organizados pela Fifa durante os jogos), ou outros, sempre vinculados à competição esportiva; oferta de vagas em programas de capacitação e de preparação e treinamento de voluntários; apoio na implementação de centros de treinamento; promoção do turismo regional; acessibilidade; divulgação de portfólios municipais no exterior; e medidas de segurança e saúde.
"A Copa precisa ser geradora de oportunidades a todos os municípios baianos através de Centro de Treinamento de Seleções, para sediar treinos, hospedar seleções, recepcionar turistas, formação de voluntariado e qualificação profissional", afirma Ney Campello, secretário estadual da Copa.
Para isso, o governo contará também com o apoio do Sebrae, que, a exemplo do que já vem realizando em Salvador, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, vai conduzir um estudo para mapear as oportunidades para a Copa de 2014 no município de Porto Seguro, no sul do Estado.
No caso de Sauípe, a perspectiva é de novos investimentos na região para ampliar o turismo. Com 5,5 mil leitos, distribuídos em cinco hotéis, três pousadas, Costa do Sauípe é hoje um dos maiores complexos turísticos do Brasil, e também sede dos principais eventos corporativos internacionais que ocorrem na Bahia. Mas para receber o sorteio da Copa 2014 adequadamente, o complexo vai ser adaptado e ganhar um centro de convenções.
Os investimentos para ajustar o espaço, que serão feitos pelo setor privado, em parceria com o governo do Estado, estão estimados em R$ 4 milhões. "Será criada uma tenda provisória, com cerca de seis mil metros quadrados, para 2,2 mil pessoas, para a realização do sorteio", destaca.
A mobilização em torno da Copa envolve todas as regiões do Estado, segundo Costa. Vitória da Conquista, distante 500 quilômetros de Salvador, considerada a terceira maior cidade do Estado e do interior do Nordeste, com 310 mil habitantes, criou um movimento "Sou mais Conquista em 2014". Mas algumas cidades precisam realmente de melhoria para conquistar mais espaço, tanto no campo de negócios, como no plano turístico, avaliam os gestores da Secopa.
A expansão dos aeroportos, por exemplo, é considerada um elemento vital para a expansão do desenvolvimento.
Os aeroportos de Feira de Santana, Lençóis, Teixeira de Feitas e Barreiras estão nesse processo e passam por obras de adequação e ampliação. Aliás, já existe até um programa entre a Secretaria de Turismo e a Bahiatur para que as linhas regionais de aviação possam transitar mais frequentemente com os passageiros para conhecer os centros municipais de turismo.
A Trip e a Passaredo já têm rotas para Lençóis, e esperam a conclusão de obras nos aeroportos de Teixeira de Freitas e Barreiras para começar a operar com voos nos dois municípios. E Feira de Santana também deve ter voos regulares da Trip a partir do ano que vem.
Para os empresários, portanto, o programa de interiorização é bem vindo. "É preciso construir na Bahia agendas positivas e aproveitar a Copa do Mundo para aquecer mais a economia baiana, estimular a nossa sociedade no caminho da sustentabilidade e desenvolver as cadeias produtivas do Estado, tanto a que está ligada ao turismo quanto nos demais segmentos", comenta Luiz Caetano, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

(Fonte : Jornal Valor / imagem divulgação)

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