segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MOVIMENTO DE GRU AUMENTOU 8,62% NO 1S12 MAS O DE CGH CAIU 0,93%


Dados da Infraero revelam que no 1º semestre (1S12), o movimento de passageiros (embarques + desembarques) no Aeroporto de Congonhas (CGH) em São Paulo foi de 8,058 milhões, número 8,62% superior ao registrado no 1S11 - e quase o dobro do aumento verificado no aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, o que indica que esse aumento não pode ser creditado em grande parte aos serviços da Ponte Aérea Rio-São Paulo. O movimento de aeronaves (pousos + decolagens) em CGH foi de 67.995 voos domésticos (o aeroporto não opera voos internacionais), aumentando apenas 1,59% em relação ao 1S111.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos/André Franco Montoro (GRU), o movimento no 1S12 totalizou 15,608 milhões de passageiros, número 8,62% superior aos 14,369 milhões registrados no 1S11. Desse total, 10,042 milhões foram de passageiros domésticos (+13,58%) e 5,566 milhões (+0,69%) de passageiros internacionais. O movimento total de aeronaves (pousos + decolagens) foi de 137.247 (+4,77%), dos quais 95.724 (+6,56%) movimentos de voos domésticos e 41.523 (+0,85%) de voos internacionais.

N.R.: como o movimento de passageiros em CGH aumentou 8,62% no 1S12 e o aumento do movimento de aeronaves apenas 1,59%, depreende-se que houve uso de aeronaves maiores ou um forte crescimento na ocupação média, ou a combinação desses dois fatores. A mesma conclusão é válida para GRU, onde o movimento total de passageiros (+8,62%) superou o movimento total de aeronaves (+4,77%), exceto no setor internacional, onde o resultado foi oposto (+0,69 de passageiros e +0,85% de aeronaves), indicando queda de aproveitamento dos voos.

O MOVIMENTO NO SDU AUMENTOU 4,57% E NO GIG 20,84% NO 1º SEMESTRE

Dados da Infraero mostram que no 1º semestre (1S12) o movimento de passageiros (embarques + desembarques) no Aeroporto Santos Dumont (SDU) no Rio de Janeiro chegou a 4,262 milhões, número 4,57% superior aos 4,076 milhões registrados no 1S11. O movimento de aeronaves (pousos + decolagens) chegou a 67.995, número 7,11% maior que nos seis primeiros meses do ano passado. O SDU só operou voos domésticos no 1S12.
Já no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão (GIG), o fluxo total de passageiros aumentou muito mais em relação ao 1S11: 20,84%, para 8,451 milhões. O número de passageiros domésticos foi de 6,296 milhões (+21,01%) e o internacional de 2,155 milhões (+20,35%). O movimento total de aeronaves aumentou 20,86%, para 78.735 - em voos domésticos chegou a 61.841 (+27,78%) e a 16.894 (+5,71%) em voos internacionais.

N.R.: no caso do SDU, como o número de passageiros aumentou 4,57% e o de aeronaves 7,11% - e não há informações de que as companhias aéreas estejam utilizando aeronaves menores -, pode-se concluir que há excesso de oferta ou que as companhias operaram com ocupação média inferior. No GIG, esses mesmos números em relação ao movimento total são coerentes. No movimento doméstico, o raciocínio é o mesmo do SDU: a ocupação dos voos foi menor. Já nos voos internacionais, o raciocínio é contrário. O número de passageiros aumentou 20,35% e o de aeronaves apenas 5,71%, indicando o uso de aeronaves maiores ou de um forte crescimento na ocupação, ou a conjugação desses dois fatores.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

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