segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ABEAR TERÁ LANÇAMENTO DIA 21, EM BRASÍLIA


Avianca, Azul, GOL, TAM e Trip. Este quinteto terá uma representação oficial de relacionamento e ação junto a poderes representativos da aviação comercial brasileira. A Abear – sigla da Associação Brasileira das Empresas Aéreas - será lançada oficialmente no próximo dia 21 de agosto (terça), durante almoço no The Places Restaurante, em Brasília, no setor hoteleiro Sul.
Na ocasião, o presidente executivo da nova entidade, Eduardo Sanovicz, formulará os objetivos de atuação da Abear.
A data de lançamento foi escolhida de forma coincidente ao ‘Aviation Day’, promovido pela IATA. Aliás, a sede da Abear funcionará inicialmente em dependências da Associação Internacional do Transporte Aéreo, em São Paulo. A Associação Internacional de Transporte Aéreo representa aproximadamente 240 linhas aéreas responsáveis por 84% do tráfico global aéreo.
A mesma IATA que está alertando sobre uma diminuição nos lucros do setor – mais de 20% no segundo semestre – com a pesquisa dos dados de 42 empresas. Normalmente, este é um dos melhores períodos para a aviação comercial, mas foram as 12 companhias da Ásia e Pacífico incluídas na amostra as que tiveram o maior aumento do lucro líquido, com +352,8% e, depois, as latino-americanas, que recuperaram de um prejuízo de 141 milhões no segundo trimestre de 2011 . Houve também o destaque para a queda de lucros das européias.
Nos resultados globais de tráfego para junho, a IATA registrou uma contínua desaceleração no crescimento da demanda por transporte aéreo. Um cenário de acordo com a fraca demanda nos negócios e o baixo nível de confiança do consumidor.
Na comparação ano a ano, a demanda por viagens aéreas em junho cresceu 6.2%. Enquanto esta parece ser uma taxa de crescimento saudável, a tendência desde o início de 2012 tem sido de desaceleração, com o crescimento anual em apenas 2%. Isto representa uma grande desaceleração em relação à taxa anua de 8% registrada no período entre o meio de 2011 e janeiro de 2012.
A incerteza na situação econômica global está sendo refletida no desempenho do transporte aéreo. Embora existam, de forma isolada, alguns desempenhos sólidos, é difícil detectar uma tendência forte – positiva ou negativa – em nível global. O mercado de passageiros tem crescido mais devagar desde o começo do ano e os ganhos do mercado de carga tem sido, de forma geral, muito fracos, analisa Tony Tyler, diretor geral e CEO da IATA.
O Brasil registrou em junho um crescimento na demanda doméstica de 13.8%, o dobro da expansão de 6.5% na capacidade e fator de carga de 71.1%. A tendência no crescimento do tráfego desde o início do ano enfraqueceu com a queda de 1% na demanda doméstica de junho em relação a janeiro.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário