terça-feira, 31 de julho de 2012

AÉREAS AMERICANAS TEM PREJUÍZO NA AMÉRICA LATINA



As quatro aéreas americanas que operam no Brasil, American Airlines, Delta Air Lines, United Continental e US Airways, acumulam expansão de 3,05% no transporte de passageiros na América Latina no primeiro semestre, em relação a igual período de 2011.
Apesar de o desempenho latino-americano representar quase o dobro da média consolidada global, de 1,25% na mesma base de comparação, a maior parte das operações não dá lucro. Três companhias acumulam prejuízo líquido de US$ 2,05 bilhões no primeiro semestre. Só as perdas da American Airlines, em processo de concordata, é de US$ 1,9 bilhão no período. A United teve perdas de US$ 109 milhões e a Delta, de US$ 44 milhões. O único lucro veio da US Airways, com US$ 355 milhões.
A maior demanda por viagens aéreas na América Latina, no primeiro semestre, é da United, com expansão de 4,3%. A American Airlines vem logo atrás, com 3,1% de crescimento, seguida pela Delta, com 2,5%, e US Airways, com 2,3%.
O melhor desempenho global foi obtido pela US Airways, com expansão de 2,9% no fluxo de passageiros transportados de janeiro a junho, na comparação anual. A American Airlines teve o segundo melhor resultado, com taxa de crescimento de 1,4%. Delta e United apresentaram taxas semelhantes, 0,6% e 0,4%, respectivamente.
O último levantamento mensal de desempenho global do setor aéreo, da Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata), mostra que a América Latina tem o segundo melhor resultado no primeiro semestre, com crescimento de 9,8%. Essa taxa ficou acima da média global, de 7,5% no mesmo período.
O resultado latino-americano só fica atrás do desempenho do Oriente Médio, com crescimento de 17,6% no acumulado dos seis primeiros meses do ano. A região Ásia Pacífico teve expansão de 7,3%, seguida pela Europa, com 6,1%. A pior performance veio da América do Norte, com 2,7%.
"Os negócios e a confiança do consumidor estão encolhendo. E nós estamos vendo os primeiros sinais desse efeito na desaceleração da demanda e taxas de ocupação dos aviões mais suaves", disse recentemente o diretor-geral e CEO a Iata, Tony Tyler.
No Brasil o setor também nota desaceleração no ritmo de crescimento. A demanda por viagens aéreas acumula aumento de 6,54%, de janeiro a maio, em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado é bem inferior aos 21,74% de igual período do ano passado.
As duas maiores companhias aéreas brasileiras, Gol e TAM, acumulam redução de 2,74% e 2,17%, respectivamente, no fluxo de passageiros transportados, no período. Ambas têm uma estratégia similar para 2012, reduzir a oferta em até 2% para aumentar a rentabilidade das operações.

(Fonte : Jornal Valor / imagem divulgação)

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