quarta-feira, 13 de julho de 2011

REDES COMO A LOUVRE HOTELS GROUP QUEREM MAIS ESPAÇO NO MERCADO


Em três anos o mercado brasileiro de turismo e hotelaria terá um dos maiores eventos esportivos mundiais, a Copa do Mundo, e o setor já parece estar em polvorosa: várias empresas estão de olho em uma fatia dos gastos dos turistas, estrangeiros e brasileiros. A ideia é aproveitar as oportunidades e as linhas de crédito disponibilizadas pelo governo. Ontem, um gigante do setor revelou novos planos para o Brasil: o Louvre Hotels Group (2º maior grupo hoteleiro da Europa) anunciou que vai abrir por aqui unidades de suas bandeiras econômicas, Campanile e Première Classe - esta última, para brigar diretamente com os hotéis Formule 1, da Accor. Os estabelecimentos da rede são geridos no País pelo Brazil Hospitality Group (BHG), que recentemente comprou o Sofitel.
Em meio à movimentação deste mercado -que, de acordo com levantamento feito pela consultoria BSH Internacional, envolverá no Brasil 198 novos hotéis nos próximos três anos, o que equivale a R$ 7,3 bilhões em investimentos-, estão previstas 17 inaugurações somente na capital fluminense. No conjunto da Região Sudeste serão 76 novos hotéis (38% do total). A segunda região que mais receberá novas unidades é o Nordeste, com 68 empreendimentos (34% do total), seguida por Norte (23 hotéis, ou 12%), Sul (17 hotéis, ou 9%) e Centro-Oeste (14 hotéis).
Ainda no Rio, os cases de sucesso na área se multiplicam.
O Ipanema Plaza Hotel é um deles, e, segundo a empresa, a marca fechou o primeiro semestre deste ano com balanço positivo. O intervalo de janeiro a junho registrou 93,17% de ocupação do estabelecimento, um incremento de três pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2010.
Março foi o mês no qual o negócio alcançou maior faturamento, em razão da comemoração do carnaval. A expectativa da gerente-geral, Mônica Paixão, é aumentar a ocupação em 2% e o faturamento em cerca de 8% no segundo semestre. "As feiras de turismo continuam sendo a principal estratégia da nossa equipe para alavancar as vendas e conquistar novos mercados."
FEIRA DO SETOR

Em meio à movimentação das empresas, começou hoje um dos maiores eventos do setor brasileiro de turismo, se não o maior: ocupando todo o Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o 6º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil vai até 17 de julho, com a meta de superar a edição de 2010 em número de visitantes e em geração de negócios (109.126 pessoas e R$ 7,9 milhões, respectivamente).
De olho no futuro (segundo projeções, durante a Copa do Mundo de 2014 cerca de 600 mil turistas estrangeiros visitarão o País, dos quais 258 mil passarão por São Paulo) e comemorando conquistas (Brasil já é o sétimo País do Mundo em número de eventos), o setor tem grandes esperanças para o Salão deste ano: "A proposta é demonstrar que todos, independentemente da classe social, podem viajar", diz Bel Mesquita, secretária nacional de política de turismo. "Um dos objetivos do salão é democratizar amplamente o acesso ao mercado nacional de viagens", confirma Colbert Martins, secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do setor.

NOVOS ROTEIROS

A organização do Salão brinda os participantes do evento com uma lista de 10 sugestões de novos roteiros turísticos para 2011, na forma de um livreto a respeito. São eles: Roteiro Cultural / Gastronômico - Riquezas de Pernambuco; Observação de Aves, em Roraima; Caminhos de Iracema (CE); Roteiro Costa a Costa (CE); Geopark Araripe (CE); Roteiro Cívico (DF); Roteiro Arquitetônico (DF); Percorrendo as Trilhas do Cerrado Mineiro; Circuito Mantiqueira (SP); Curitiba - Cidade Inovadora e Cataratas do Iguaçu (PR).

Outro front será o turismo voltado ao público gay, que movimenta mais de US$ 100 bilhões ao ano. Haverá durante o 6° Salão do Turismo um encontro de negócios com foco no público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e trans-sexuais). Por sinal, o jornal britânico The Guardian publicou nesta terça-feira uma reportagem que destaca os esforços da prefeitura para transformar o Rio de Janeiro na capital mundial do turismo gay.
A reportagem informa que várias iniciativas estão sendo feitas pelas autoridades para atrair esse público. A matéria lembra ainda que em fevereiro o prefeito Eduardo Paes anunciou a criação de uma secretaria especial para a diversidade, liderada pelo estilista homossexual Carlos Tufvesson, o qual declarou que "o Rio não é apenas o destino mais sexy da Terra, mas também um lugar onde a tolerância é natural". Segundo o diário inglês, 25% dos turistas que visitaram o Rio no ano passado (880 mil pessoas) eram gays.

TURISMO

O interior paulista tem apresentado forte crescimento em termos de viagens e empreendimentos no ramo de hotelaria e turismo. Prova disso é que para atender ao fluxo do turismo de negócios na região metropolitana de Campinas, as redes hoteleiras já se mobilizam para viabilizar mais leitos com a alta demanda esperada por conta do Aeroporto de Viracopos. Segundo José Eduardo Porto, sócio-diretor do Grupo Nogueira Porto, que administra a rede Vitória Hotéis, 90% dos hóspedes da rede são pessoas que vêm ao interior a negócios.
"Como a expectativa é que a demanda do público corporativo na cidade cresça cerca de 20% nesse ano, temos de nos preparar para atendê-los", conta o executivo, que já prepara novas instalações na unidade de Campinas do Vitória. "Há vários dias em que ficamos lotados e isso ocorre cada vez com mais frequência. Por isso estamos ampliando nossas instalações, e em breve poderemos receber mais hóspedes", diz.

(Fonte : DCI)

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