terça-feira, 7 de junho de 2011

SBCLASS: BOM PARA O TURISTA E PARA O MERCADO



A portaria que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foi lançada, nesta terça (07), pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, na presença de representantes de entidades de classes do setor. Eles manifestaram apoio à iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), que visa qualificar a hotelaria brasileira e criar referências para os turistas brasileiros e estrangeiros.
“Creio que teremos uma adesão significativa. Neste primeiro momento, dos hotéis de cidades médias e da hotelaria independente. Com o processo de maturação do sistema, ele ganhará mais credibilidade e novos seguidores”, disse o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, a classificação representa um diferencial. “Quando eu for anunciar o meu hotel e disser que ele é classificado pelo Ministério do Turismo será um referencial importante para o turista”, exemplificou. Ele comanda a entidade em um dos maiores mercados do Brasil: o Rio de Janeiro, que prevê uma ocupação hoteleira média de 85%, em 2011.
Participaram também da cerimônia de lançamento da portaria da classificação os presidentes do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Roberto Rotter; da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Enrico Fermi; e da Associação Brasileira de Resorts, Rubens Régis.

HOTSITE TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE O SBCLASS

Para estimular a adesão ao Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) e esclarecer dúvidas, o Ministério do Turismo criou o hotsite do SBClass. Nele, turistas e empresários encontram a portaria na íntegra, respostas sobre os itens que são avaliados na classificação e os requisitos exigidos para obtenção de uma a cinco estrelas para resorts, hotéis, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart.
Logo na página inicial é possível visualizar um vídeo explicativo sobre a importância do sistema como referência para orientar as escolhas do consumidor para meios de hospedagem.
O hotsite, hospedado no endereço: http://www.classificacao.turismo.gov.br/ , também oferece acesso ao Cadastur, sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos do MTur, um pré-requisito para obtenção da classificação.
O SBClass, desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), integra um conjunto de ações para estabelecer padrões e normas de qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços turísticos. O sistema ajudará a preparar o Brasil para receber turistas na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

As informações sobre Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem estão disponíveis na Internet. O site é a principal ferramenta de divulgação do sistema.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário