terça-feira, 7 de junho de 2011

BRASIL DEVE RECEBER R$ 7,3 BILHÕES EM NOVOS HOTÉIS ATÉ 2014


O Brasil deve ganhar 198 novos hotéis nos próximos três anos, segundo levantamento feito pela BSH Travel Research, braço estatístico da consultoria BSH Internacional. Nos cálculos da instituição, isso equivale a R$ 7,3 bilhões em investimentos e a geração de 31,7 mil empregos diretos. O estudo leva em consideração projetos em construção ou ainda em planejamento.
O principal destino das novas unidades é o Sudeste, capitaneado pelo Rio de Janeiro, onde não só a Copa do Mundo de 2014, mas também os Jogos Olímpicos de 2016, uma presença maior de empresários por conta dos negócios do pré-sal e um movimento turístico já saturado e em crescimento puxam os investimentos. São 17 inaugurações previstas na capital fluminense. Em todo o Sudeste, serão 76 novos hotéis, ou 38% do total.
A segunda região que mais receberá hotéis é o Nordeste, com 68 unidades (34% do total), seguida pela região Norte (23 hotéis, ou 12%), Sul (17 hotéis, ou 9%) e Centro-Oeste 14 hotéis.
No entanto, se for considerado o volume de investimentos, e total de quartos gerados, o Nordeste toma a dianteira. Com 77% de seus projetos em resorts, a região irá receber R$ 4,1 bilhões, ou mais da metade das aplicações totais, e 25 mil dormitórios. No Sudeste, onde a maior parte das plantas são da categoria econômica – menores e mais simples –, os investimentos somarão R$ 2,1 bilhões e 12,9 mil novos quartos.
O número de hotéis planejados até 2014 é 28% maior do que o projetado no período de 2008 a 2011, em levantamento anterior feito pela própria BSH. Para a consultoria, a Copa do Mundo no país é sem dúvida o maior motor do crescimento: é para as cidades-sede do campeonato que está indo a maior parte dos investimentos. Atrás do Rio, onde serão 17 hotéis, vem Salvador (com 10), Belo Horizonte (9), Manaus (6), Natal (6), Porto Alegre (3), Cuiabá (3) e Recife (2).
Curitiba e São Paulo receberão apenas um cada.
Se consideradas as empresas, a maior investidora deverá ser a rede Accor Hospitality, dona de bandeiras como Sofitel, Novotel, Ibis, Mercure e Formule 1. A companhia promete 73 dos 198 projetos. É seguida pela Atlantica (24), Allia Hotels (7), Blue Tree Hotels (5), InterCity (4) e BHG (3).
A BSH ressalta, porém, que, de tudo que havia projetado entre 2008 e 2011, apenas 49,4% chegou a ser inaugurado até o ano passado. Outros 20,7% foram adiados e os demais 29,9%, cancelados. A principal razão para a grande desistência foi a crise financeira mundial que abalou os negócios ao longo de todo o ano de 2009.

(Fonte : Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios)

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