quarta-feira, 5 de maio de 2010

OBRAS DE TRANSPORTE PARA A COPA-14 ESTÃO ATRASADAS


Metade das 28 construções previstas para este ano deve começar fora do prazo

Pelo menos metade das obras de transporte urbano propostas para a Copa do Mundo de 2014 que deveriam começar neste ano vai atrasar.
Documento assinado pelos governantes das cidades-sedes prevê que 28 construções começarão até dezembro. As duas que já deveriam ter sido iniciadas ainda estão no papel. Das outras 26, ao menos 14 estão com previsão de atraso.
O pacote de 43 obras de transportes está orçado em R$ 11,5 bilhões. Elas não são obrigatórias pela Fifa, como os estádios, mas foram um compromisso assumido pelo país com a organização do Mundial.
A maioria delas é de corredores viários e BRT (Bus Rapid Transport, os chamados corredores expressos de ônibus).
No ano passado, os governantes dos Estados e das cidades-sedes se comprometeram a realizar os projetos e deram prazo para início e término.
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, diz que, por enquanto, os prazos para a conclusão das obras são confortáveis porque não há construções de grande complexidade e a maioria ficará pronta antes de 2013.
Das 12 cidades-sedes, 11 teriam obras para começar neste ano (em Fortaleza, todas têm prazo para começar em janeiro de 2011). Dessas, apenas o Distrito Federal e Cuiabá têm suas obras de transporte urbano licitadas e contratadas.
Duas construções, uma de cada cidade, deveriam começar em julho, mas há dúvidas quanto ao cumprimento do prazo estipulado para o início das intervenções. Isso porque elas dependem da aprovação de financiamento pela Caixa Econômica Federal. O banco informou que até 31 de maio pretende analisar os projetos.
As obras mais complexas já estão com prazos defasados. Em Manaus, a construção de um monotrilho, orçada em R$ 1,3 bilhão, deveria começar em março, quando houve a primeira licitação, mas sem interessados. A segunda licitação está marcada para 13 de maio, mas depende de acordo entre o Ministério Público, que contesta o edital, e o governo estadual.
No Rio de Janeiro, a construção de um BRT, orçado em R$ 1,6 bilhão, tinha previsão de início para este mês. Mas ainda não há nenhum sinal de obras.
Isso porque o edital da licitação está em análise pelo Tribunal de Contas. A prefeitura não sabe quando fará a licitação.
Em São Paulo, há duas obras: a construção de um monotrilho (a Linha Ouro), prevista para ter início em julho, e a revitalização do entorno do Morumbi -começo em setembro. O comitê organizador da cidade informa que ambos estão em fase de projeção e que na sexta haverá uma reunião para marcar datas de lançamento do edital.
Em Curitiba, a prefeitura informou que a reforma de um terminal de ônibus, prevista para outubro, está em elaboração de edital e não há data estipulada para o início da obra. A construção de vias de integração, a cargo do Estado, têm previsão de licitação em junho, com início de obras em outubro, dois meses após o previsto.
A Prefeitura de Porto Alegre comprometeu-se a iniciar quatro obras em 2010. Mas, segundo o comitê local da Copa, as primeiras intervenções só devem ocorrer no ano que vem.
Em Recife, o BRT Norte-Sul deveria ter começado em abril.
E, em Salvador, o projeto de BRT que deveria começar a sair do papel em agosto deve ser iniciado somente no fim do ano.

BRASÍLIA AVISA QUE NÃO VAI REDUZIR CAPACIDADE DE ARENA

O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), disse que não vai diminuir a capacidade do Mané Garrincha, planejado com 71 mil lugares.
Com isso, o governador refuta um desejo do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., que na semana passada solicitou publicamente uma redução para 40 mil assentos com o objetivo de enxugar os gastos do estádio, previstos para R$ 702 milhões.
Em reunião ontem com Silva Jr., Rosso disse que esse é o único projeto que Brasília tem. "Ou será esse projeto ou Brasília não será sede", afirmou.
A reforma do Mané Garrincha começa a sair do papel hoje, com a publicação da nova licitação. O governo do DF cortou R$ 40 milhões do projeto inicial.
Segundo Rosso, Brasília continuará na disputa para ser o palco da abertura da Copa de 2014. São Paulo e Belo Horizonte são as concorrentes.
O ministro voltou a criticar ontem o atraso das obras nas arenas que sediarão jogos em 2014. "Das 12 cidades, seis estão atrasadas e duas, em situação grave. Estamos em alerta."
Ontem, houve o lançamento dos portais da Copa e da Olimpíada do Rio, em 2016 (www.portaldatransparencia.gov.br), nos quais os gastos podem ser monitorados via internet.

RICARDO TEIXEIRA DÁ MAIS UM MÊS DE PRAZO PARA ESTÁDIOS

Em entrevista ao "Jornal Nacional", o presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) disse que as cidades candidatas terão cerca de 30 dias para provar a capacidade financeira de construir suas arenas para o Mundial de 2014. A partir de hoje, o consultor de estádios do COL, Carlos de la Corte, inicia, por São Paulo, um tour pelas 12 sedes para comprovar o que até mesmo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na África do Sul, já constatou: as obras em pelo menos metade dos estádios do segundo Mundial brasileiro (o primeiro foi em 1950) estão atrasadas.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

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