
Antes:
Contrate prestadores de serviços turísticos
formalizados e legalizados. Consulte sobre o assunto no site Cadastur, o cadastro oficial dos
prestadores de serviços turísticos do Brasil. Agências de Turismo, meios de
hospedagem e transporte e guias de turismo precisam estar formalizados lá. Vans
que transportam turistas, por exemplo, devem ter o adesivo verde com seu número
de inscrição no Cadastur colado na lataria do automóvel. Se você é pessoa com
deficiência comunique aos contratados com, pelo menos, 48 horas de antecedência
sobre suas necessidades.
Durante:
Chegando ao hotel, preencha a Ficha Nacional
de Registro de Hóspedes (FNRH). Ela é seu contrato com o meio de hospedagem.
Leia atentamente as regras e normas de conduta do estabelecimento quanto aos
furtos, objetos esquecidos e perdidos, saídas de emergência, limpeza das
unidades habitacionais, horário de check-in, check-out, café da manhã, entre
outras informações.
Viajando de ônibus ou de avião, guarde sempre
o bilhete de passagem e o tíquete de bagagem. Eles são a sua garantia no caso
de extravio ou dano na bagagem.
Em caso de problemas na prestação de qualquer
serviço turístico, procure o órgão de proteção e defesa do consumidor (Procon)
para fazer sua reclamação. Para isso, tenha sempre em mãos os comprovantes dos
serviços turísticos contratados. Valem os anúncios de jornais, da internet,
vouchers, entre outros comprovantes.
Depois:
Bagagem trazida para o Brasil de viagens ao
exterior deve obedecer às regras da Receita Federal. Atente a elas, acessando o
site da Receita Federal.
Indique aos seus amigos e familiares os bons
serviços contratados e reclame aos órgãos competentes das empresas que não
prestaram os serviços previamente contratados.
Compartilhe suas fotos, impressões e
experiências, conte sobre o que aprendeu com as diferenças culturais que encontrou.
Mais informações para uma viagem segura e
prazerosa, acesse turista.turismo.gov.br
(Fonte : MTur / Imagem divulgação)
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