Grandes companhias de aviação e cadeias de
hotéis mudaram seus programas de fidelidade recentemente ou estão prestes a
fazê-lo – caso da potencial combinação entre os programas de fidelidade das
redes hoteleiras Starwood e Marriott. Mas o setor de viagens está repleto de
outros programas de recompensas e fidelidade – que não recebem muita atenção,
mas podem tornar uma viagem mais barata e fácil.
HOTÉIS
Leaders Club: o programa do grupo Leading Hotels of the
World, formado por mais de 375 hotéis de luxo em 75 países, incluindo o Brasil,
custa US$ 150 (R$ 550) por ano para adesão à categoria básica. Inclui café da
manhã para duas pessoas a cada dia de estadia, acesso à internet, possibilidade
de troca por um quarto superior, check-in mais cedo e check-out mais tarde e
uma diária grátis nos hotéis a cada cinco viagens. Alguns estabelecimentos de
luxo fazem parte do programa, como o Le Bristol Paris e o Ciragan Palace
Kempinski, em Istambul (mais em lhw.com/leaders-club
).
Stash Hotel Rewards: é um programa menor que inclui diversos
hotéis independentes nos Estados Unidos, no Caribe e no Panamá, como o Beach
House, nas ilhas Turks and Caicos, e o Honua Kai Resort & Spa, no Havaí. A
adesão é gratuita, e os membros ganham cinco pontos por dólar gasto, que eles
podem usar para conseguir diárias grátis nos hotéis participantes. Um quarto no
Sunset Marquis, em Los Angeles, para um sábado em maio, tinha diária de US$ 315
(R$ 1.160) ou 29,1 mil pontos Stash. Brasileiros podem se inscrever (stashrewards.com
).
iPrefer: os membros desse programa da rede Preferred Hotels and Resorts
recebem vantagens nos mais de 600 hotéis participantes, em mais de 85 países,
incluindo o Brasil. Trata-se de um dos maiores programas do tipo, e a adesão é
grátis. Os benefícios incluem internet grátis, troca de quarto, check-in mais
cedo e check-out mais tarde e pontos por viagens. Os membros recebem dez pontos
por dólar gasto em uma estadia. A categoria elite (dos que acumulam 50 mil
pontos ou mais por ano) ganha 15 pontos por dólar gasto em uma viagem (preferredhotels.com/iprefer ).
Hotels.com Rewards: quando o assunto são programas de recompensa
associados a serviços on-line de reservas, muitos viajantes pensam na Expedia e
na Priceline. A Hotels.com também tem um programa, que inclui cerca de 235 mil
hotéis, alguns deles no Brasil. A adesão é grátis, e os membros recebem uma
"noite de recompensa" para cada diária paga. Quando acumulam dez
delas, recebem uma diária grátis em um dos hotéis elegíveis. O valor da diária
grátis equivale à media das dez que o cliente pagou para ganhá-la (hotels.com
).
VIAGENS DE AVIÃO
Priority Pass: é um programa independente de fidelidade de
aeroporto que oferece acesso a mais de 850 lounges em todo o mundo – não
importa qual companhia aérea esteja usando para seus voos. O custo padrão é de
US$ 99 (R$ 365) por ano, mais US$ 27 (R$ 100) por visita. Na categoria mais
alta, o valor é de US$ 399 (R$ 1.470) ao ano e não há cobranças adicionais.
Embora o preço possa parecer alto, é baixo se
comparado ao custo de adesão a apenas um dos clubes das companhias aéreas (mais
em: prioritypass.com
).
CARROS
Uber: o serviço de carros tem parceria com a rede de hotéis Starwood.
Depois de vincular suas contas no app e na companhia hoteleira, o cliente
recebe um ponto para cada dólar gasto usando o Uber (usar o aplicativo durante
uma estadia rende bonificação ainda maior).
Há também uma parceria com o programa de
fidelidade da American Airlines, cujos associados têm prazo limitado para
acumular pontos. Se você tiver um cartão AAdvantage Aviator MasterCard e usá-lo
para pagar suas jornadas com o Uber, pode ganhar quilômetros adicionais de
bonificação até 31 de julho (uber.com ).
(Fonte
: The New York Times / Imagem divulgação)
Muito bom! Economia é fundamental! Obrigada pelas dicas!
ResponderExcluir