quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PESQUISA SOBRE TURISMO DA CNTUR E SEBRAE


A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e o Sebrae Nacional realizaram uma pesquisa sobre o “Perfil do turista e dos segmentos de oferta – Percepções e Comportamentos”. O estudo traz informações sobre a visão de consumidores de turismo do Brasil em uma perspectiva ampla de viagem, tanto para destinos já consagrados e para destinos ainda pouco explorados. O trabalho que busca orientar o trade turístico em suas ações.
O estudo inédito integra o projeto "Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro", uma parceria entre CNTur e Sebrae que abrange 22 estados e o Distrito Federal, com ações de capacitação em gestão focadas no aprimoramento, qualificação na prestação de serviços e, consequentemente, na ampliação da satisfação dos consumidores.

Alguns destaques do estudo:

1. Por ser uma pesquisa qualitativa, os dados contemplados trazem informações mais ricas e detalhadas sobre o assunto.

2. O estudo envolveu a realização de entrevistas com grupos focais, o que contribui para a compreensão e avaliação das necessidades, e as impressões que esse turista tem dos segmentos apresentados.

3. A pesquisa mostra que a indicação direta de pessoas que já visitaram os destinos eleitos (o chamado "boca a boca") é extremamente relevante. Ou seja, indica o quanto é importante a implementação de treinamento e qualificação profissional, hospitalidade e ética profissional, tanto para os empresários de MPE quanto seus funcionários.

4. A imagem do "fator inflação" do turismo brasileiro para o consumidor final demonstra a necessidade de transparência e a adequação do produto (prestação de serviços, qualidade e atendimento) ao preço cobrado, sendo um fator essencial para a experiência turística satisfatória.

5. A indicação de fatores que determinam a viagem e a escolha do destino são parâmetros vitais para a estruturação do plano de marketing de destinos e de estabelecimentos.

6. A fidelização e a satisfação dos consumidores têm como base primordial a experiência turística como um todo, principalmente em relação ao atendimento. Melhorias neste aspecto podem ser implementadas sem a necessidade de um grande investimento financeiro, fator relevante para os empresários de micros e pequenas empresas.

7. Receber bem um turista de negócios pode ser um fator importante para fidelizar e até alavancar as vendas de um destino, tanto para a oferta de novos produtos dentro de um estabelecimento, aumentando o ticket médio de seu cliente, como para a ativação de um novo destino (oferecendo parcerias para pequenos e médios eventos corporativos). Ou seja, se o empresário oferece uma gama diversificada de produtos agregados, sua receita pode aumentar consideravelmente, além de ser um passo importante para promoção e fidelização do cliente.

Mais informações no site www.cntur.com.br

(Fonte : Mercado & Eventos)

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