quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EM MANAUS, RIO E SANTOS, OBRAS AINDA NÃO COMEÇARAM


Dos sete portos escolhidos para apoiar a realização da Copa do Mundo de 2014, três ainda não iniciaram suas obras de adequação ou construção de terminais para receber os turistas: Manaus, Rio de Janeiro e Santos.
Segundo o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino, o porto carioca está atrasado porque "a obra enfrentou problemas jurídicos" que retardaram a assinatura de contratos de licitação com as construtoras. O prazo mais atual para o porto do Rio joga o início de suas obras para outubro. "A intenção da Secretaria era construir um [cais em formato de] "Y" para as Olimpíadas, e, tudo correndo bem, já poderíamos usar na Copa. Mas infelizmente, como faz parte de qualquer processo licitatório, a obra retardou um pouco", afirmou o ministro, por meio de nota. "O Plano B é fazer o [cais em formato de] "I". Ou seja, fazer uma parte do projeto e aproveitar o que já existe", disse Cristino.
A situação do porto de Santos seria menos preocupante. O governo acredita que as obras na baixada santista poderão começar ainda nesta semana. O contrato que acaba de ser firmado com um grupo de empreiteiras estabelece um prazo de até 26 meses para concluir os trabalhos no litoral paulista, ou seja, após a realização da Copa do Mundo. O governo acredita, no entanto, que boa parte da estrutura planejada será entregue a tempo de atender aos jogos. Para isso, a obra foi dividida em sete trechos. Segundo a SEP, os primeiros quatro estarão prontos em até 16 meses. O demais trechos serão assinados posteriormente. "O que está garantido e que atenderá completamente a demanda da Copa são os berços 1, 2, 3 e 4, com o realinhamento em 1.320 metros [do cais]", disse o ministro.
A previsão é de que o porto de Santos tenha possibilidade de atracar até seis navios de passageiros na região de Outeirinhos, com a oferta de 15,4 mil leitos. O mesmo número de embarcações poderá ser recebido simultaneamente no cais do Rio de Janeiro, quando o prometido cais em "Y" ficar pronto. "Todas as obras serão para atender a Copa, então precisam estar prontas até 2013. E estarão", garantiu Leônidas Cristino.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o projeto que será executado em Manaus aumentará a capacidade de atracação de navios de turismo, incrementando a atividade e trazendo divisas. O empreendimento prevê a possibilidade de atendimento a até oito navios de cruzeiro por dia, com capacidade para 1.500 passageiros, em média, cada um
Pelo acompanhamento de execução das obras realizado pela CGU, as obras do porto de Manaus têm previsão de serem concluídas em março de 2014. O complexo do Rio deverá ser entregue apenas em maio do mesmo ano, um mês antes do início dos jogos. Os demais portos ficariam prontos até o fim do ano que vem

(Fonte : Jornal Valor Econômico)



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