quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NOVO ESTUDO AMADEUS ABORDA A EXPERIÊNCIA DOS VIAJANTES NOS AEROPORTOS


A Amadeus lançou mais um estudo da série voltada ao entendimento do universo aeroportuário. Intitulado “Reinventing the Airport Ecosystem”, o relatório tem como objetivo identificar as frustrações dos viajantes com a experiência dentro dos aeroportos e mapear como é possível que todo o ecossistema seja reinventado até 2025, com novo modelo operacional e novas fontes de receita.
O estudo, que ouviu 73 especialistas no mundo todo e contou com a participação de mais 838 respondentes, em diferentes partes do globo, traz à tona a ideia de que o aeroporto de amanhã será um complexo ambiente centrado no passageiro, tendo a colaboração como sua fonte vital e a inovação como sua moeda corrente. E, para que a experiência do viajante encontre essas premissas e esteja associada a uma viagem sem estresse, será necessário que os players envolvidos no ecossistema aeroportuário foquem em tecnologia.
Para 72% dos entrevistados, a experiência de viagem atual, do check-in ao embarque, é ineficiente. Os fornecedores do aeroporto do futuro terão que conquistar a confiança dos passageiros e isso será possível por meio de uma plataforma de comunicação bem coordenada e focada nos dispositivos móveis dos viajantes. Os viajantes desejam que as companhias aéreas e os aeroportos se esforcem, primeiro, em fornecer informações relevantes e atualizações que impactem diretamente suas viagens.
Veja o que desejam os viajantes:

- 63% querem usar seus celulares para realizar o check-in e 59% desejam utilizar os cartões de passageiro frequente como cartões de embarque permanentes;

- 57% gostariam de usar etiquetas eletrônicas permanentes para suas bagagens e 47% querem ser avisados, por meio de tecnologia, que sua bagagem está dentro do avião;

- 38% desejam que haja equipe das companhias aéreas que façam check-in móvel dentro do aeroporto e que venham até o passageiro;

- 59% acreditam no uso da biometria para ampliar a segurança e a velocidade do embarque.

Além disso, as redes sociais são consideradas uma ferramenta vital para compartilhar ideias, informações e impressões em tempo real com os passageiros durante a sua permanência no aeroporto. Os consumidores querem que as suas opiniões sejam levadas em consideração para que haja melhorias nos serviços (em 69% dos casos). Os viajantes também querem novos serviços e experiências nos aeroportos: 44% dos entrevistados afirmaram que desejam que os aeroportos retomem o senso de glamour do passado e 56% gostariam que houvesse maior relação do aeroporto com a cultura local - incluindo alimentação, decoração, lojas. Com isso, é possível notar que o viajante deseja estabelecer uma relação emocional e sensorial com o aeroporto, como parte de sua experiência longe de casa.

Dentre os serviços mais desejados, estão:

- Hotéis de curta estadia (como duas horas, por exemplo): 62%

- Tratamentos de spa: 54%

- Área para entretenimento de crianças: 42%

- Espaço para que se reconectem com a natureza (jardins, fazendas verticais, etc): 41%

- Acesso a academias de ginástica: 30% e a piscinas: 19%;

- Salas com TV e cinema: 60%;

- Galerias de arte de museus: 43%.

Referente a questões gastronômicas – que também despontam como parte essencial da experiência -, 66% dos viajantes querem poder escolher sua refeição em um menu com seleção de comidas internacionais e 45% também querem ter acesso a opções de baixo custo. Dentro desse cenário, emergem também as questões de sustentabilidade: 63% dos respondentes afirmaram que esperam que os aeroportos operem com energias de zero ou baixo impacto ambiental até 2025.
Para conhecer o relatório completo, acesse: www.amadeus.com/airportecosystem  

(Fonte : Business Travel Magazine)

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