quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CVC INVESTE NA WEB E DESMEMBRA VENDA DE SEUS PACOTES DE VIAGEM


Daqui a duas semanas, a maior operadora de turismo do país, a CVC, mostrará ao público a maior mudança de estratégia comercial em 40 anos de atividade. A empresa vai lançar oficialmente uma nova versão do seu site, com a possibilidade de compra separada de passagens aéreas e estadas em hotéis.
A CVC iniciou suas operações, em 1972, com a venda de pacotes turísticos para funcionários das montadoras de automóveis instaladas na região do ABC paulista. Seguiu fiel a esse modelo por 40 anos, cobrando um preço por passagem aérea, estadia em hotel e outros serviços agregados.
Com isso, conquistou 60% do mercado brasileiro e um faturamento anual de R$ 3,5 bilhões em 2011, segundo fontes do setor. Em janeiro de 2010, o fundo de investimentos Carlyle comprou 63,6% da CVC por R$ 750 milhões.
A nova versão do site está no ar, em fase piloto, há duas semanas. Na versão anterior, não havia a possibilidade de comprar separadamente passagens aéreas, estadias e outros serviços. Esse tipo de venda, porém, vem sendo desenvolvido na empresa ao longo dos últimos dois anos, só que a CVC ainda não havia divulgado isso publicamente.
"Não estamos abandonando as nossas lojas. Jamais faremos isso. Queremos mostrar que somos uma empresa multicanal, com diversos canais de venda", afirma o vice-presidente de canais de vendas da CVC, Sandro Sant'Anna. O seu cargo é novo na CVC, foi criado em março. "Já estávamos amadurecendo essa ideia, de como lidar com canais de venda que podem ser conflitantes", acrescentou.
Sant'Anna não divulgou números de investimento ou planos de expansão de lojas. De acordo com fontes do setor, porém, a CVC pretende encerrar 2014 com mil lojas. São atualmente 734 lojas de rua, sendo 34 próprias e o restante de franquias. O investimento que está sendo realizado para lançar a nova versão do site faz parte de um plano de R$ 40 milhões entre 2010 e 2015, acrescentam as fontes.
Atualmente, 70% das vendas da CVC são realizadas por meio das lojas de rua. Outros 25% são provenientes de parcerias com agentes de viagem. O site responde por 5% dos produtos vendidos pela operadora. Com a venda de produtos separados pela internet, a CVC passa a competir diretamente com as maiores agências virtuais de turismo, como Decolar e ViajaNet.
"A tendência é de expansão das vendas pelo site, mas as lojas também vão crescer", disse o vice-presidente da CVC. Curiosamente, cerca de 80% dos clientes da CVC consultam o site antes de fechar a compra nas lojas de rua.
Estimativa da CVC baseada em dados da empresa de pesquisa de marketing Target mostra o potencial das vendas on-line. No ano passado, segundo o levantamento, 19% dos gastos com viagens de lazer foram on-line. Para 2012, a previsão é de 26% das despesas pagas no mundo virtual.
De acordo com o executivo, a operadora também aposta em vendas segmentadas, ligadas a futebol e música, por exemplo.
Sant'Anna conta que a CVC faz a logística da agência oficial de turismo do Corinthians, a Timão Tur, que está vendendo pacotes turísticos para a Copa Mundial de Clubes 2012, no Japão. A operadora também comercializa pacotes para o festival de música Rock in Rio. Segundo o executivo, as vendas desse nicho de mercado ainda representam muito pouco do faturamento da empresa, mas justificaram a criação de uma área específica dentro da operadora.

(Fonte : Jornal Valor)

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