terça-feira, 14 de agosto de 2012

COPA 2014: PRIMEIRAS TURMAS SE FORMAM EM IDIOMAS E NEGÓCIOS PARA O MUNDIAL


O inglês do ex-técnico do Bahia Joel Santana ficou famoso e virou até comercial de TV por causa do sotaque brasileiro carregado e da tradução capenga. Agora, às vésperas da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, quando Salvador começará a receber milhares de turistas estrangeiros, as baianas de acarajé e taxistas da cidade começam a dar os primeiros passos no idioma mais difundido no mundo. Conseguirão a façanha realizada pelo ‘Papai Joel’ de se virar na comunicação com os gringos mesmo com o ‘sotacão’ à mostra?
Essa é a aposta do Sebrae e da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), que entregarão amanhã os primeiros diplomas dos cursos de qualificação em idiomas e outros assuntos, realizados nos últimos seis meses para 300 alunos.
As categorias também tiveram aulas sobre atendimento ao cliente, gestão de negócios, manuseio de alimentos (no caso das baianas), etc. Há ainda cursos para vendedores ambulantes e pequenos empresários do setor de serviços (hotéis, pousadas, bares e restaurantes).
A baiana de acarajé Jacilene Monteiro, 45 anos, já não vai passar vergonha quando os gringos quiserem provar seus quitutes. Como é que você vai falar quando eles chegarem, dona Jacilene? “Good morning, ou pode ser good afternoon, se for de tarde”, ensina a baiana. Mas... e para perguntar se ele quer caprichado na pimenta? “A gente aprendeu como falar pimenta no curso, mas como é mesmo? Me esqueci”. Pepper, dona Jacilene. Pepper!
“Um curso de 40 horas é o básico do básico do básico. Um curso de inglês de 40 horas não é um curso de inglês”, critica a baiana. Ela considerou o aprendizado “maravilhoso”, mas admite que será preciso continuar se qualificando nos idiomas para não acabar sendo motivo de chacota.
Quem quiser, como Jacilene, continuar se qualificando para atender bem os clientes em português, inglês ou espanhol, e ainda aproveitar a Copa do Mundo para alavancar os negócios, pode procurar o Sebrae no telefone 0800 570 0800, porque ainda há vagas disponíveis. “As turmas são formadas de acordo com a demanda”, explica a gestora do projeto Sebrae 2014, Maria Helena Garcia.
Taxistas, baianas e vendedores ambulantes que já começaram os estudos podem procurar o Sebrae e solicitar a continuidade das aulas, tanto na modalidade a distância quanto através de aulas presenciais.
Porém, quem quiser ir além do inglês abrasileirado de Joel Santana, não tem saída. “Tem que estudar, investir nos estudos, correr atrás mesmo”, sugere o taxista José Laranjeiras, que toma aulas particulares de inglês junto com um grupo de amigos no Sindicato dos Taxistas (3356-5022). Enquanto isso, dá para ir treinando na tabela aí ao lado.

(Fonte : Correio da Bahia / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário