quarta-feira, 11 de maio de 2011

OMT: TURISMO INTERNACIONAL CRESCE 4,7%



O número de chegadas de turistas internacionais cresceu 4,7%, para mais de 124 milhões durante os dois primeiros meses do ano, segundo o barometro provisório da Organização Mundial do Turismo que se baseou numa amostra de cem destinos que apresentaram resultados.
O barometro preliminar indica que em 2010 para o período homólogo o número de chegadas internacionais foi de 119 milhões e que o crescimento foi positivo em todas as regiões com a exceção do Médio Oriente e Norte de África.
As economias emergentes continuam a crescer a um ritmo mais rápido, de 6%, do que as economias mais avançadas que crescem a um ritmo de 4%, diz ainda a OMT que acrescenta que a América do Sul e o Sul da Ásia lideram o crescimento ambos com 15%, seguidos da África Subsahriana (+13%) e a Europa Central e de Leste (+12%).
A região da Ásia Pacífico, que foi uma das que mais cresceu em 2010, abrandou o seu ritmo de crescimento, estando agora em 6%.
A Europa teve um crescimento maior do que o esperado (+6%), apoiada na recuperação das regiões central e oriental européias e também pela "temporária" redistribuição do turismo nos destinos mediterrâneos e do sul europeus devido às convulsões no Norte de África que sofreu um decréscimo em -6% e no Médio Oriente que caiu 10%.
O crescimento na região das Américas esteve em linha com o mundial, em 5%, indica ainda a OMT no seu barometro que destaca os "fortes resultados" na América do Sul e Caraíbas, em detrimento do crescimento mais fraco na América do Norte e Central.
Em comunicado o presidente da OMT, Taleb Rifai, diz que os resultados dos primeiros dois meses confirmam as previsões que apontavam para a consolidação da recuperação do turismo iniciada em 2010 e para um crescimento entre os 4% e 5% para este ano apesar dos desafios.
A OMT não prevê ainda que os acontecimentos dos recentes acontecimentos no Médio Oriente, Norte de África e Japão não tenham um impacto substancial nas previsões de crescimento do turismo

(Fonte : Presstur / Portugal – imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário