quarta-feira, 11 de maio de 2011

RIO APRESENTA ÔNIBUS FLEX EM BUSCA DE TRANSPORTE LIMPO PARA OLIMPÍADA


O governo do Rio de Janeiro apresentou ontem o primeiro ônibus com tecnologia flex GNV (gás natural veicular) e diesel produzido no país. A meta é substituir grande parte da frota atual por ônibus que utilizem o novo combustível até 2016, quando acontecem os Jogos Olímpicos na cidade.
O novo ônibus emite 80% menos material particulado e 20% menos dióxido de carbono, atendendo aos parâmetros exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional para um transporte limpo, um dos compromissos assumidos pelo Rio ao ser escolhido como sede da Olimpíada.
O novo veículo foi desenvolvido em parceria entre a Man Latin America, que fabrica ônibus Volkswagen, e a Bosch, responsável pela confecção do motor.
O ônibus circulará experimentalmente até o fim de 2012 e, a partir de 2013, a frota deve começar a ser substituída.
O secretário estadual de Desenvolvimento, Julio Bueno, disse na cerimônia de lançamento do novo veículo que ele cumpre um duplo objetivo: reduz danos ambientais e fomenta a indústria de GNV do Rio de Janeiro.
O presidente da Man Latin America, Roberto Cortes, admitiu que o novo veículo será mais caro que um ônibus comum, mas disse que esse valor será recuperado em no máximo um ano e meio de circulação. "O custo da aquisição será um pouco mais caro. Mas o custo da operação será muito mais barato", afirmou.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário