segunda-feira, 8 de março de 2010

ÍNDICE DE ATRASOS DE VOOS RECUOU PARA 12,7% EM UM FEVEREIRO MAIS CURTO

Em um mês marcado por fortes chuvas, fechamento de aeroportos, atrasos de voos no Carnaval - fatores compensados por um número menor de dias -, causou surpresa o índice de pontualidade divulgado nesta sexta-feira pela ANAC, referente ao mês de fevereiro. Segundo a Agência, todas as cinco maiores companhias aéreas brasileiras melhoraram a pontualidade e o mês registrou 12,7% de atrasos, queda de 5,1 pontos percentuais em relação ao mês de janeiro (17,8%). Em fevereiro de 2009, os atrasos haviam sido de apenas 8,6%, mas a elevação do índice neste ano deve-se principalmente às fortes chuvas.O indicador considera as decolagens com mais de 30 minutos além do horário previsto, de voos domésticos e internacionais, de todas as companhias nacionais e estrangeiras, partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero (o critério de atraso considerado internacionalmente é de apenas 15 minutos).
A empresa nacional com melhor pontualidade no mês passado foi a OceanAir, com 5,0% das decolagens além de 30 minutos do horário previsto. Em seguida, ficaram a Azul (5,2%), a Webjet (10,8%) e a GOL/Varig (12,4%). A TAM, que há quatro meses vinha apresentando o maior índice de atraso doméstico, melhorou significativamente seu desempenho e reduziu o índice de 23,9% em janeiro para 14,6% em fevereiro. Dentre as companhias aéreas de menor porte, a Trip/Total teve 11,5% de atrasos, seguida pela Passaredo (13,8%). A Pantanal ficou praticamente estável, passando de 21,9% de atrasos em janeiro para 22,0% em fevereiro.
Nos voos internacionais, entre as empresas com mais de 100 decolagens por mês no País, a melhor pontualidade foi da Lufthansa (4,4% de atrasos), seguida pela Copa (7,5%) e United Airlines (7,7%). Na outra ponta, as mais atrasadas foram a TAM Mercosur (46,5%), TAM (31,1%) e Aerolíneas Argentinas (24,8%). Assim como em janeiro, nevascas na Europa e América do Norte na primeira quinzena de fevereiro impactaram os índices de atrasos das empresas que voam para aqueles continentes. Com menos de 100 voos partindo do Brasil, os atrasos mais significativos foram da Livingston (84,2%), Air Italy (70%) e a Surinam Airways (40%). Já as mais pontuais foram Korean Air e Avianca, que não tiveram nenhuma decolagem além de 30 minutos do previsto, seguidas pela Aerosur (3,2%).

(Fonte : Business Travel Magaz. / HotNews / 08-03-10)

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