terça-feira, 19 de janeiro de 2010

RIO FAZ AJUSTES EM PROJETO OLÍMPICO

A organização dos Jogos Olímpicos de 2016, a ser realizado no Rio, modificou promessas feitas ao COI (Comitê Olímpico Internacional) no dossiê de campanha.Obras na área de transporte serão ampliadas, como o metrô da zona sul para a Barra em vez de ônibus articulados, e a extensão de um corredor viário até o aeroporto.Membros do comitê responsável pelo monitoramento da preparação para a Olimpíada se reuniram ontem com o prefeito Eduardo Paes, o ministro Orlando Silva (Esportes) e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Segundo Paes, houve cobranças por parte do grupo, presidido pela marroquina Nawal El Moutawakel, sobre a organização institucional dos Jogos, como a constituição da Autoridade Pública Olímpica (APO).
A APO, a ser presidida pelo ministro Orlando Silva, depende da aprovação de leis por parte dos legislativos municipal, estadual e federal. Os projetos de lei das três esferas devem ser encaminhados em fevereiro, disse o ministro. "A pretensão é que em abril possamos criar estatutos, normas para a Autoridade Pública Olímpica", disse ele. Um protocolo de intenções assinado pelos três governos vai definir os poderes da APO.
De acordo com Silva, uma "revisão do dossiê" está sendo feita para definir as responsabilidades de cada esfera de governo, bem como detalhando os projetos de mobilidade urbana, meio ambiente e habitação.
Uma das mudanças definidas, segundo Paes, é a troca do BRT (ônibus articulados), que fariam a ligação Barra-zona sul, por uma nova linha de metrô.
Os membros do COI, no entanto, afirmaram que a substituição não desobriga a prefeitura de fazer obras viárias no trecho. Elas são necessárias para o deslocamento de atletas e outros grupos envolvidos diretamente com os Jogos.
"Podemos criar uma terceira pista [na avenida das Américas] ou duplicar a avenida Niemeyer. Temos algumas opções", declarou o prefeito.
Outra mudança já definida é a extensão do Transcarioca -via com ônibus articulados que sai da Barra- da Penha até o aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim. No dossiê de candidatura, o transporte desde o Galeão até a Barra seria provisório, com ônibus e vans.
Paes afirmou que foram apresentados na reunião iniciativas já tomadas prometidas ao COI na candidatura. Citou a aprovação do Projeto de Estruturação Urbanas das Vargens, que abrange a principal área de competições. "A aprovação do PEU das Vargens deu poder para o prefeito viabilizar a vila dos atletas."

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Ed. Esportes / 19/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário