segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

OMT põe overtourism como realidade, mas já vê solução



Depois de discutir os impactos do overtourism - ou Turismo excessivo, em português - na Cúpula Ministerial da Organização Mundial do Turismo (OMT), o secretário geral da OMT, Taleb Riifai, voltou a dar destaque negativo ao problema que se coloca entre as principais preocupações do setor no mundo todo. Desta vez, porém, o porta-voz não falou em prevenção, mas sim em gerenciamento para buscar uma estabilização desse fator que já não pode mais ser camuflado.
"[O overtourism] é um chamado para aprendermos a gerenciar o crescimento do Turismo. Nós, porém, nunca podemos colocar o crescimento como o inimigo", disse Rifai, durante a conferência global da OMT sobre emprego e crescimento Inclusivo, realizado na Jamaica nesta semana.

O crescimento apontado pelo secretário foi mostrado pela OMT pela expectativa de aumento no número de viajantes internacionais ao longo dos anos. Se em 2017 deverão ser 1,2 bilhão de turistas, em 2030 deveremos ter 1,8 bilhão, mas será que o setor está preparado para lidar com isso ?

"Não acredito que o Turismo tenha se tornado uma vítima de seu próprio sucesso, mas sim que esse é um novo estilo de vida. Temos que continuar crescendo e aprender a dominar a 'arte' de gerenciar esse crescimento", concluiu Rifai.


ASSUNTO PARA TODO O SETOR



Enquanto Veneza prepara defesas contra turistas mal-educados e pensa até em limitar o número de visitantes, Barcelona também se preocupa com o impacto que o excesso de viajantes pode causar à comunidade e até os resorts são colocados como vilões. Dentro dessa discussão, o setor se divide entre os prós e contras do impacto turístico. 



(Fonte: Panrotas com informações da Breaking Travel News / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário