terça-feira, 14 de março de 2017

Especialista ensina formas de reduzir o impacto ambiental de viagens

 

As Nações Unidas designaram 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento – ou seja, agora é uma boa oportunidade para exercitar a consciência ecológica em viagens.
E isso não é difícil de fazer, de acordo com Costas Christ, consultor em turismo sustentável e diretor da Virtuoso, uma rede internacional de agências de luxo.
"Ser mais ecológico nas férias não demanda grandes esforços nem a necessidade de sacrificar os nossos prazeres", diz ele.
Conheça abaixo as principais dicas de Christ para programar uma viagem mais verde e com menos impacto para o mundo:

HOTÉIS ECOLÓGICOS
Não é difícil escolher uma hospedagem verde. Muitos hotéis mencionam esforços ambientais em seus sites, mas o turista também pode perguntar ao concierge ou ao departamento de reservas sobre programas ecológicos.
"Pode ser que exista um extenso programa de reciclagem, LED na iluminação ou sistemas de eletricidade que consomem menos energia", diz Christ. Dois de seus hotéis favoritos por suas práticas ecológicas são o Brando, na Polinésia Francesa, que funciona com energia renovável, e o Three Camel Lodge, na Mongólia, que transforma os resíduos da cozinha em adubo, usado em uma estufa com iluminação solar que produz ingredientes frescos para o restaurante.

SACOLA REUTILIZÁVEL
Viajar com uma sacola reutilizável é uma maneira de não contribuir para a poluição causada por sacos plásticos, uma preocupação significativa em muitas partes do planeta. A sacola pode carregar lembranças compradas na viagem, por exemplo. Christ afirma que, quando estava comprando frutas em uma barraca de beira de estrada em uma viagem a Belize, a vendedora o agradeceu por usar sua própria sacola e disse que isso também a ajudava a economizar, porque ela podia comprar menos sacos plásticos para ofertar aos clientes. Além disso, a prática ajuda a reduzir o volume de lixo.

SEM GARRAFAS PLÁSTICAS
Elas são baratas e estão acessíveis em todos os lugares, mas os resíduos associados a garrafas plásticas superlotam aterros sanitários e poluem o oceano. O diretor aconselha levar de casa uma garrafa reutilizável ou pedir à agência de viagem ou hotel um recipiente desse tipo para reabastecê-lo quando necessário com água filtrada de algum parque, restaurante ou lanchonete.

TRANSPORTES VERDES
Usar uma bicicleta ou caminhar em passeios turísticos também ajuda a natureza –afinal, isso gera emissões de carbono mínimas. Além disso, visitar um lugar dessa maneira permite ao viajante conhecer melhor o destino. Ao viajar de avião ao local de férias, o ideal é recorrer a uma empresa de compensação de emissões confiável, como a MyClimate, uma organização sem fins lucrativos que apoia projetos de proteção ao ambiente. Ou optar por voos sem escalas:- quanto menos voos, menos emissões. Além disso, carros com baixo consumo de combustível são opções mais sustentáveis ao alugar um veículo –muitas locadoras já oferecem essa possibilidade. A Hertz, por exemplo, tem a Green Traveler Collection, frota de carros híbridos com preços acessíveis.

ALIMENTOS LOCAIS
A última dica é buscar refeições que enfatizem ingredientes locais, pois isso significa menor consumo de combustíveis fósseis, uma vez que os alimentos não precisam ser transportados por longas distâncias até chegar ao prato. Christ também sugere evitar o consumo de camarões. "A menos que haja informações que mostrem o contrário, muitos camarões vêm de áreas de cultivo criadas com a destruição de manguezais tropicais", afirma. "Basicamente, o ambiente foi destruído para que fosse possível a produção daquele prato."

 


(Fonte : The New York Times / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário